Golpe no WhatsApp: Enganosa mensagem que alerta para versão Gold do aplicativo

Por: Marta Alencar

A popularidade das redes sociais, em especial do aplicativo de mensagens, WhatsApp, tem sido há tempos aproveitada para aplicação de golpes. Circula entre grupos do aplicativo, um conteúdo que alerta aos usuários para instalação sobre uma espécie de versão Premium do aplicativo, WhatsApp Gold. Inclusive esta mensagem circula desde o ano passado, mas voltou a propagar novamente esta semana.

Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no WhatsApp e se chama Gambarelli. Não abra!! O vírus vai para o seu telefone, sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado para sempre! Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold, não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

Desde 2016 existem boatos sobre a aquisição do WhatsApp Gold ou de estratégias para evitar no golpe, ou seja, até em uma eventual solução reside o problema. Mensagens que servem de alerta as vezes vem acompanhadas de links maliciosos que redirecionam a páginas de malwares. A verdade é que não existe uma versão do WhatsApp Gold e todas as medidas de segurança são adotas pelo Facebook, detentor da ferramenta.

A COAR entrou em contato com a empresa WhatsApp, que declarou que a informação é totalmente falsa, inclusive deu algumas dicas para os usuários aprenderem a detectar fake news e boatos:

1 – Questione informações que causem estranhamento ou desconforto.

2 – Sempre verifique informações que pareçam pouco prováveis ou inusitadas.

3 – Repare se as mensagens contêm erros de ortografia.

4 – Verifique cuidadosamente toda foto, mídia e link contidos na mensagem.

5 – Pesquise e verifique a informação usando outras fontes.

O doutorando, com MBA em ciência da informação com ênfase em Big Data, Pedro Alexandre Cabral alerta para os cuidados com o uso do WhatsApp e outras ferramentas digitais.

“Em tempos de crises surgem muitos oportunistas em relação a criação de aplicativos. Na verdade são aplicativos criados por crackers (pessoas que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança) pra pegar informações e coletar dados pessoais para usar em benefício próprio. A dica que a gente pode oferecer é que as pessoas tenham cuidado, não clicar em links desconhecidos, não informar dados bancários, ou seja, não nutrir essas plataformas com dados pessoas e evitar clicar em links de empresas que este usuário não teve contato”, explica Pedro.

Pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em fevereiro deste ano aponta que o aplicativo está instalado em 99% dos dispositivos brasileiros. Para se ter uma ideia, trata-se do maior percentual já registrado pelo aplicativo em cinco anos que a pesquisa é realizada sobre o mensageiro móvel no Brasil anos dessa pesquisa. Em tempos que o confinamento aumentou em decorrência do coronavírus, o Facebook destaca que “durante essa emergência, estamos fazendo todo o possível para manter nossos aplicativos rápidos, estáveis e confiáveis”, assinala a companhia.

A COAR verificou a informação e a classifica como ENGANOSA, diante da investigação que foi feita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s