#FALSA

Falsa informação sobre arrastão em supermercado de Teresina

Por: Marta Alencar e Wanderson Camêlo

A COAR recebeu na manhã deste sábado (28), um conteúdo que vem circulando há alguns dias sobre um suposto arrastão em um supermercado, localizado na Av. Homero Castelo Branco, na capital piauiense.

Conteúdo compartilhado por grupos de WhatsApp em Teresina

A informação checada pela equipe COAR conta com vários equívocos. O primeiro deles é com relação a um suposto arrastão em supermercado na Avenida Homero Castelo Branco e de assaltos a entregadores naquela região. Conforme apuramos juntamente com o delegado Ademar Canabrava, responsável pelo 12° Distrito Policial de Teresina, a informação é totalmente FALSA.

“Não existe isso, faz é dias que isso circula. É uma fake news. Não passa de molecagem. Os arrombamentos de lojas no Centro que tiveram foram moradores de rua [e não presidiários que foram soltos em indulto recentemente. Na rua não vem tendo nada, não tem gente. Então não tem como ter arrastão. Faz dias que o pessoal espalha fake sobre arrastão na cidade”, informou o delegado.

A respeito da soltura de presos recentemente na Penitenciária Major César, a assessoria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou a informação de que houve a soltura SIM de 512 presos do regime semiaberto para prisão domiciliar conforme decisão do Juiz da Vara de Execuções penais de Teresina, Vidal de Freitas Filho, desde o dia 20 de março.

Com base na PORTARIA N° 4/2020, o juiz declara que diante dos casos da Covid 19 registrados no Piauí, decidiu seguir a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que editou a Recomendação nº 62, de 17.03.2020, a qual, em seu art. 5º, III, para que os juízes concedessem prisão domiciliar a todos as pessoas presas em cumprimento de pena em regime aberto e semiaberto, mediante condições, sob monitoramento eletrônico, até o dia 31 de maio, a todos os apenados com processo de execução penal que se encontram atualmente cumprindo pena em regime semiaberto na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, Penitenciária Feminina de Teresina, Unidade de Apoio ao Semiaberto, Penitenciária José Ribamar Leite, Penitenciária Irmão Guido e Unidade de Apoio Prisional.

Confira a Portaria na íntegra:

Apesar da soltura de presos do regime semiaberto, o delegado Ademar Canabrava, responsável pelo 12° Distrito Policial de Teresina, confirmou que não há registros de que essas pessoas tenham praticado qualquer crime na região, conforme citado no conteúdo que a COAR apurou. A assessoria da Secretaria de Segurança Segurança Pública do Piauí confirmou um aumento de assaltos e crimes durante a quarentena no Estado, mas que não estão relacionados diretamente ao boato que circulou acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: