#FALSA

Beber água a cada 15 minutos não previne infecção da COVID-19

A hidratação é importante em todos os momentos, não apenas na época de pandemia

Por: Ilriany Alves e Marta Alencar

Mitos e receitas milagrosas vêm circulado nas redes sociais sobre formas de prevenção ou tratamento do novo coronavírus. Uma dessas receitas sem fundamentação científica seria o consumo de água de 15 em 15 minutos. Um dos nossos leitores enviou para o nosso número, a informação abaixo. Apuramos e classificamos como falsa.

O texto destaca a importância da água na prevenção do corona vírus

Inclusive, recentemente, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, 77 anos, médico com especialidade em proctologia, acabou disseminando uma desinformação ao defender que a ingestão de água potável poderia evitar a Covid-19 em um vídeo produzido pela própria prefeitura. 

Mão Santa tem dado informações incorretas à população sobre a prevenção e o combate ao coronavírus

“Quando você bebe água, os germes, no caso os micróbios e vírus, estão na garganta, a água empurrar ele e vai para o estômago, aí o ácido clorídrico mata ele (o vírus), esteriliza ele. É muito mais importante você beber”, diz Mão Santa no vídeo. No entanto, o prefeito apresentou nenhuma comprovação científica sobre o assunto.

“Água no estômago não mata o vírus”

Em entrevista para a COAR, a infectologista, Elna Amara, afirmou que a informação é totalmente infundada. Segundo a especialista, beber água é importante em todo o tempo, não só no período de pandemia. “A hidratação é essencial para qualquer tipo de infecção, pois a garganta seca facilita a instalação de vírus e bactérias”, disse.

Ainda de acordo com a infectologista, as pessoas precisam ter cuidado com informações desconexas e promessas milagrosas na internet. “Essa história da água bater na garganta e levar pro estômago, não nos dá garantia alguma, até porque o vírus invade o DNA das células. Então se você beber água, o vírus não fica em cima da pele da célula, ele entra pra dentro da célula, é o RNA dele na verdade que faz uma mutação nos DNA’s das nossas células”, declara.

A infectologista também destacou: “Beber água sempre será importante, e quanto mais a pessoa beber mais saudável ela estará. Agora dizer que quem bebe não tem coronavírus não tem nenhuma fundamentação científica”, ressaltou.

Pensando no grande número de fake news que aparecem todos os dias relacionados ao coronavírus, o Ministério da Saúde está disponibilizando um canal para esclarecer as informações duvidosas por meio do número (0xx61) 99289-4640.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: