Por: Gabrielle Alcântara
É comum encontrarmos no WhatsApp, receitas milagrosas e até supostas descobertas científicas com links suspeitos. Inclusive, já verificamos muitas delas aqui, na COAR. Um exemplo disso é a matéria que recebemos, indicada por um leitor, para análise:

O site intitulado Mundo Ao Minuto veiculou uma matéria com o título “Identificado medicamento parasitário que ‘mata’ Covid-19 em 48 horas”. De acordo com o site, o medicamento chamado “Ivermectin” do Laboratório na Austrália, poderia remover essencialmente todo o RNA viral no espaço de 48 horas ou em até 24 horas – com uma redução significativa.
Ontem (3), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que um estudo publicado em um periódico científico é “muito frágil”, mas que o governo vai autorizar o uso da cloroquina no tratamento para o coronavírus também para pacientes graves. Até então, a substância era permitida apenas para pacientes considerados críticos, aqueles internados em leitos de UTI.
A COAR verificou no site do Ministério da Saúde e em diversos sites de credibilidade nacional e internacional para buscar notícias sobre o remédio de cura defendido pela matéria, mas não há veiculação sobre qualquer remédio ou vacina contra o coronavírus.
A notícia, então, é falsa. A COAR reitera o compromisso com a informação e indica que a população verifique sempre o site de notícia e evite clicar em links desconhecidos.