#FORADECONTEXTO

Vídeo de jornalista que circula nas redes sociais não é sobre prefeito de São José do Divino

Em vários municípios do Piauí, circula nos grupos de WhatsApp, um vídeo de uma entrevista do jornalista Pedro Alcântara da TV Antena 10. O vídeo foi claramente editado para enganar os que visualizam o conteúdo. Foi cortado justamente o momento em que o jornalista comenta sobre a morte de um homem, identificado como José Brito Melo, que teria morrido não de Covid-19, mas de pneumonia.

O vídeo #foradecontexto atribui a declaração do jornalista ao prefeito da cidade de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, registrado como o primeiro óbito pela Covid-19 no Piauí.

Ao ter conhecimento sobre o vídeo editado, a jornalista Tacyane Machado, residente da cidade de Parnaíba, desmentiu a vinculação do conteúdo ao prefeito do município de São José do Divino. Ela conta que o vídeo está sendo amplamente divulgado em grupos de WhatsApp. “A negação da morte por coronavírus do prefeito de São José do Divino é uma tentativa de confundir a cabeça das pessoas. Ao cortar o vídeo e deixar só o nome da cidade, faz com que a pessoa pense que o vídeo é dele”, contou.

A COAR teve acesso ao vídeo completo, sem cortes. A morte que o jornalista Pedro Alcântara esclarece no programa é a do cidadão José Brito Melo de 58 anos, morador da cidade de São José do Divino, que morreu no hospital de Monte Castelo em Teresina (PI). Ele não estava com Covid-19, morreu por contrair uma pneumonia aguda, que se tornou fatal devido ao seu histórico de doenças como diabetes e tuberculose.

Veja o vídeo completo na íntegra:

Escrito por: Gabrielle Alcântara e Marta Alencar

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: