#VERDADEIRO

Anvisa bloqueou uso corporativo da Zoom?

Por: Leonardo Lima

Usuários da ferramenta de videoconferência Zoom começaram a se sentir inseguros depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) relatar na segunda-feira (6), que bloqueou o uso interno da plataforma por encontrar falhas graves de segurança que expõem dados de seus usuários.

Segundo investigação da COAR, a medida é verdadeira e foi comunicada em nota pela própria Anvisa. Que respaldou a decisão pelo fato de sua equipe de T.I (Tecnologia da Informação) participar de diversos sites especializados em segurança cibernética do mundo todo, a fim de se manter atualizada sobre os principais acontecimentos da área de segurança e sobre os alertas de vulnerabilidade em ferramentas largamente utilizadas.

Contudo, como descrito pela equipe de T.I da Anvisa, nesses sites especializados foram encontrados indícios que apontam vulnerabilidades na plataforma Zoom que, se exploradas por hackers, dão acesso à câmera e ao microfone dos usuários, permitindo o roubo de credenciais e de informações trocadas em reuniões.

As falhas foram reconhecidas pelo próprio diretor executivo do Zoom, Eric Yuan, que informou que sua equipe vem trabalhando para corrigir tais problemas de segurança.

A Anvisa também, decidiu por fazer uso massivo de outra plataforma corporativa, que já possuía há mais de um ano e que tem a mesma funcionalidade, o Microsoft Teams. E, de acordo com suas avaliações vem demonstrando ser uma ferramenta estável e com alto grau de disponibilidade e segurança.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: