Uma legenda equivocada pode levar desinformação à população e causar danos a imagem de uma pessoa. Nesta segunda-feira (20), a COAR recebeu um vídeo informando que o empresário Valdecy Claudino, irmão de João Claudino, presidente da Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), se posiciona contra o isolamento social imposto por prefeitos e governadores durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, a legenda e a descrição no vídeo são falsas, pois a pessoa em questão é Valdeci Cavalcante, presidente do Federação do Comércio do Estado do Piauí (Fecomércio).
No vídeo, Valdeci Cavalcante (e não, Valdecy Claudino) faz duras críticas ao isolamento social estabelecido no Piauí. Criticando, inclusive, a legalidade da medida e alertando para o desemprego em massa.

Diante da repercussão da legenda e da descrição do conteúdo, totalmente equivocadas, atribuídas ao empresário Valdecy Claudino, irmão de João Claudino, presidente da Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), a assessoria da empresa publicou uma nota (acima) esclarecendo que o conteúdo é falso.
A COAR investigou o vídeo correto e encontrou a declaração de fato do presidente da Fecomércio no Piauí, Valdeci Cavalcante:
A COAR aproveita a oportunidade para enfatizar que Valdecy Claudino não deu qualquer posicionamento sobre abertura do comércio no Piauí diante do caos da pandemia.
Escrito por: Marta Alencar e Gabrielle Âlcantara
A COAR é uma iniciativa, genuinamente piauiense, apartidária, que preza pela transparência das fontes, do financiamento e da organização, com uma política de correções aberta e honesta. Até o momento, decidimos não receber nenhum tipo de financiamento. A própria equipe financia o projeto, porque acredita na relevância do mesmo para o Piauí.