Imagens de uma seção interditada de bebidas alcoólicas de um supermercado – não identificado – com uma mensagem de proibição de venda vêm sendo compartilhadas em grupos de WhatsApp com atribuição da medida à Teresina, gerando dúvidas e curiosidade em usuários que recebem o conteúdo.
Na mensagem do cartaz é informado que foi proibida a venda de bebida alcoólica com base no Decreto de Nº 222 de 28 de abril de 2020. No entanto, o documento consta, na verdade, no Diário Oficial de Araguaína, em Tocantins. De acordo com o Art. 11 do mesmo documento, foi intensificada a proibição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas na região. Inclusive as imagens compartilhadas foram encontradas em publicações de páginas do Facebook com referencia a Tocantins.
Imagens compartilhadas da seção de bebidas interditada em supermercado
O decreto que vigora em Teresina trata da proibição da distribuição de bebidas alcoólicas pelas distribuidoras e veda o funcionamento de bares, medidas adotadas para conter a Covid-19. Conforme informações da assessoria da Prefeitura de Teresina, não existe nenhum decreto específico semelhante ao feito em Araguaína.


As mesmas imagens compartilhadas em páginas do Facebook
Outra medida similar a esta já havia sido adotada pela Prefeitura de Jacobina, na Bahia. Onde o prefeito, em posse de suas atribuições para conter o vírus, decretou no dia 23 de março, a proibição do comércio de bebidas alcoólicas de qualquer tipo.
Escrito por: Leonardo Lima e Marta Alencar