#satira

Vídeo irônico simula diálogo entre prefeito Firmino Filho e senador Ciro Nogueira

Um vídeo viralizou neste sábado (2) em grupos de WhatsApp. O conteúdo com tom satírico simula, ironicamente, um diálogo entre o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e o senador Ciro Nogueira (PP). O conteúdo supõe que ambos estão manipulando dados e informações sobre Covid-19 na capital para promover medo e terror na população. Além de ambos, os parlamentares estarem supostamente maquinando para derrubar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A COAR classifica a informação como sátira, porque tem o intuito de fazer humor, mas com potencial de enganar. Além disso, a COAR denomina conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

A informação sobre o número de óbitos na capital mencionados no vídeo é falsa, pois informa que o número de pessoas que morreram por causa da Covid-19 é de apenas 8. No último boletim divulgado pela Prefeitura de Teresina, a cidade registrou 420 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, além de 13 óbitos – e não 8 – como apresentado no vídeo. Além disso, o conteúdo simula que Firmino Filho estaria satisfeito com a situação caótica na cidade e inclusive já pensando na eleição.

O número de infectados na capital tem crescido exponencialmente, devido a queda do isolamento social. Esta semana, o isolamento social chegou a registrar 43%, o que vem causando preocupação à gestão municipal e as autoridades de saúde.

“Há males que vem para o bem… dos votos kkk. Você já mandou fechar tudo?” – cita um dos trechos do vídeo simulando um “questionamento” falso do senador Ciro Nogueira ao prefeito de Teresina.

No entanto, o prefeito da capital vem demonstrando preocupação com o número de casos de Covid-19 registrados. Firmino vem assinando vários decretos para diminuir o impacto da pandemia na cidade, um deles foi com relação ao horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços que já tinham permissão de atendimentos.

Prefeito de Teresina lamenta a queda do isolamento social nos últimos dias

Além disso, o senador Ciro Nogueira em breve formalizará uma aliança com o presidente Jair Bolsonaro. Então não tem sentido a informação no vídeo que o senador estaria planejando a derrota ou impeachment de Bolsonaro. Ciro considera Bolsonaro um presidente bem intencionado na condução do país. Irônico ou não, o senador já apoiou a candidatura de Lula e Dilma para presidência da República.

Ciro Nogueira já foi aliado de Lula

#VERIFICAMOS: Denúncia de ex-vereador sobre contrato de empresa para cavar covas em Teresina

Em um dos trechos do vídeo citado acima, o diálogo simulado menciona um suposto contrato de uma empresa para cavar 600 covas por parte da gestão municipal, que seria para enterrar pessoas mortas pelo novo coronavírus. De posse do material, a COAR checou no início desta semana, a veracidade do conteúdo junto à Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sudeste (SDU/Sudeste).

Em nota enviada a COAR, a SDU/Sudeste informou que não foi efetivada nenhuma contratação de empresas para construção de sepulturas e que a publicação é preventiva, no caso de um possível aumento no número de mortes decorrente da Covid-19.

Escrito por: Marta Alencar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: