#FALSA

VERIFICAMOS: Conteúdos sobre ações da Prefeitura de Teresina no combate à Covid-19

Em abril, a COAR fez um levantamento sobre as informações que viralizaram à respeito de medidas e ações que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado neste período de pandemia, especialmente postagens de usuários que discutiam sobre essas medidas.

O conteúdo especial foi em menção a um mês de lançamento da COAR. Quase 15 dias depois, estamos lançando um material com conteúdos que viralizaram nas redes sociais de denúncias, postagens verídicas ou dados manipulados sobre ações da gestão municipal no combate à Covid-19.

#FALSO: Guarda municipal e PM estão multando quem estiver dirigindo sem máscara em Teresina

O primeiro destaque foi um dos que mais repercutiu e viralizou nos grupos de WhatsApp e, pela máxima de que o que é ruim se espalha mais rápido, era totalmente falso. O material dava conta de que a Guarda Municipal, que tem atuado na fiscalização do cumprimento das medidas preventivas ao coronavírus, estava aplicando multa nos motoristas que estavam dirigindo sem usar máscara. Apontava até a perda de pontos na carteira de habilitação. Informa, ainda, que a multa era de R$ 128,00. Não era verdade. Embora, para muitos munícipes essa talvez seja a única forma de os manter em casa, já em em alguns bairros o índice de isolamento social é baixo e muita gente anda sem máscara.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: https://coarnoticias.com/2020/04/29/falso-guarda-municipal-e-pm-estao-multando-quem-estiver-dirigindo-sem-mascara-em-teresina/

#VERDADE: Paralisação de transporte coletivo em Teresina é interrompida. Ônibus voltam a circular nesta terça-feira (28)

As desinformações ganham sempre destaque em grupos de WhatsApp de Teresina. Não por acaso, foi grande o compartilhamento da informação sobre a paralisação dos ônibus em Teresina. A população buscada saber se era verdade ou não. E era. O próprio presidente do SINTETRO, Fernando Feijão, confirmou que houve a paralisação, mas findada ao final do dia, com o retorno às atividades no dia seguinte. Dessa vez, a rápida disseminação da informação acabou ajudando na confirmação do seu teor.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: https://coarnoticias.com/2020/04/27/verdade-paralisacao-de-onibus-em-teresina-por-tempo-indeterminado/

#VERIFICAMOS: Leitos de hospital de campanha do Governo são menos estruturados que os da Prefeitura de Teresina?

Leitos do hospital de campanha localizado no Ginásio Verdão (Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)

Quando se une redes sociais, rápida disseminação de conteúdos fabricados e uma pitada de politicagem, aí o problema se agrava. Pois bem, outra checagem que a COAR se debruçou foi sobre uma imagem que está sendo divulgada nas redes sociais com uma legenda afirmando que a estrutura dos leitos dos hospitais de campanha do Governo do Estado é pior do que a da Prefeitura de Teresina.

As imagens como estão sendo divulgadas não provam a realidade dos fatos, já que, até o momento, nenhum hospital de campanha foi concluído. No caso, as fotos mostram apenas macas, não sendo suficiente para que essa afirmação seja verdadeira. A COAR acompanha a construção dos referidos hospitais de campanha: no Ginásio Verdão, no Centro de Treinamento de badminton, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no local onde funcionava o Lar da Fraternidade, no bairro Ilhotas.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: https://coarnoticias.com/2020/05/04/verificamos-leitos-de-hospitais-de-campanha-do-governo-sao-inferiores-aos-da-prefeitura-de-teresina/

SÁTIRA: Vídeo irônico simula diálogo entre prefeito Firmino Filho e senador Ciro Nogueira

Perfil oficial do Prefeito Firmino Filho no Twitter

Um vídeo que viralizou em grupos de WhatsApp com tom satírico simula, ironicamente, um diálogo entre o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e o senador Ciro Nogueira (PP). A COAR classificou o conteúdo como sátiro, pois tem o intuito de fazer humor, mas com potencial de enganar, já que há pessoas tomando-o como verdadeiro.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: https://coarnoticias.com/2020/05/02/satira-video-ironico-simula-dialogo-entre-prefeito-de-teresina-e-senador-ciro-nogueira/

#VERIFICAMOS: Denúncia de ex-vereador sobre contrato de empresa para cavar covas em Teresina

Termo de Ratificação de Dispensa de licitação

Em vídeo bastante polêmico, o ex-vereador Antônio José Lira denunciou que a Prefeitura de Teresina contratou uma empresa para cavar 600 covas para enterrar pessoas mortas pelo novo coronavírus.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: https://coarnoticias.com/2020/04/27/verificamos-denuncia-de-ex-vereador-sobre-contrato-de-empresa-para-cavar-covas-em-teresina/

#VERIFICAMOS: Golpes e fakes no WhatsApp de bandidos disfarçados de agentes da Prefeitura sobre Auxílio Emergencial

Mensagem viralizada em grupos

Vários áudios e mensagens vêm sendo compartilhados em grupos de WhatsApp, com informações verdadeiras ou imprecisas sobre o benefício. A COAR elencou que é verídica a de que bandidos disfarçados de agentes da Prefeitura estariam aplicando golpes, oferecendo ajuda para o cadastramento do Auxílio Emergencial.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) informa que os atendimentos estão acontecendo, exclusivamente, nas escolas, onde os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão atuando.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: https://coarnoticias.com/2020/04/18/verificamos-golpes-e-fakes-relacionados-ao-auxilio-emergencial-em-teresina/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: