ENGANOSO: Cadastro de Programa Auxílio Gás

14/05/2020 às 18h56

Por: Igor Macêdo

A crise provocada pelo novo coronavírus tem afetado economicamente milhões de brasileiros, principalmente as famílias de baixa renda. Infelizmente, esse tipo de vulnerabilidade, acaba estimulando a propagação de toda a sorte de golpes disfarçados de auxílios do governo federal. O mais recente do qual a COAR teve acesso está sendo largamente divulgado no WhatsApp.

O conteúdo se refere a um cadastro de suposto programa do Governo Federal chamado “Auxílio Gás 2020”. De acordo com a publicação, quem fizer o cadastro terá acesso a um benefício que poderia chegar até a R$ 90. A COAR classifica o conteúdo como completamente enganoso, pois na imagem, é possível ver o slogan “País rico é país sem pobreza” do Governo Dilma Rousseff (2011-2016). Também aparece o logotipo do programa Fome Zero, extinto em 2003. O próprio programa Auxílio Gás já não existe mais, que foi integrado ao Bolsa Família ainda no mesmo ano. 

Falsa mensagem divulgada em grupos de WhatsApp

Convém informar que o único programa de distribuição de gás de cozinha que se tem conhecimento é o que vem sendo oferecido pelo Governo do Ceará. O programa faz parte de uma série de medidas tomadas para enfrentamento à Covid-19 no Estado.

COAR orienta sempre a não clicar em links duvidosos ou códigos por mensagem, caso não sejam confirmados por órgãos oficiais.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s