#ENGANOSA

É GOLPE: Mais um cadastro enganoso sobre Auxílio Gás

Neste período de pandemia, vários golpistas se aproveitam para manipular famílias carentes por meio de aplicativos e falsos sites. Eles criam essas ferramentas para roubarem dados bancários ou informações pessoais dos usuários, principalmente ao forjarem a existência de programas sociais ou supostos benefícios do Governo Federal. Muitos desses sites fraudulentos e links de cadastros enganosos, a COAR já checa desde o seu lançamento. E nesta sexta-feira (29), encontramos em grupos de WhatsApp e em publicações no Twitter, usuários informando a existência de um suposto cadastro de Auxílio Gás que forneceria um benefício entre R$70 à R$210.

Primeiramente, a informação é enganosa, pois o programa não existe mais. Embora já tenha existido em governos anteriores. Segundo, os links falsos nesses cadastros não seguem o formato de sites do Governo Federal. Geralmente, eles são criados por criminosos para aplicar golpes em usuários. É perceptível, inclusive as variações e distinções das descrições desses links, embora os mesmos abordem sobre o mesmo falso programa.

Leia mais: Link para cadastro em Programa Aluguel Social é ENGANOSO

Compare nessas imagens verificadas pela COAR, as diferenças nas descrições dos links fraudulentos:

Em publicação datada em 14 de maio, a COAR já havia averiguado mais um conteúdo enganoso sobre Auxílio Gás. No dia 22, o próprio perfil do Mistério da Cidadania no Twitter publicou uma nota informando que não existe este auxílio.

COAR alerta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Se tiver dúvidas sobre qualquer informação em WhatsApp ou redes sociais, envie para a nossa equipe: 86 99517-9773.

Escrito por: Marta Alencar

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: