#ENGANOSA #FALSA

DE NOVO! Boticário não está entregando perfumes grátis no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está se aproximando e para aplicar golpes em quem busca promoções ou brindes na internet para presentear a pessoa amada, cibercriminosos estão disseminando nas redes sociais: conteúdos impostores e enganosos. Dessa vez, usando a data especial para compartilhar uma mensagem fraudulenta informando que O Boticário estaria oferecendo gratuitamente perfumes para presentear casais apaixonados. Há vários anos, a marca vem sendo citada em conteúdos enganosos de brindes e promoções de golpistas, principalmente em períodos comemorativos.

Primeiramente, a COAR classifica o conteúdo como impostor, pois usa indevidamente o nome e a logomarca da empresa O Boticário. Em seguida o classifica como enganoso por usar links falsos para roubar dados ou informações pessoais de usuários que preenchem o falso questionário.

Conteúdo enganoso compartilhado no WhatsApp

O link disponível na mensagem não segue a estrutura padrão do site oficial da empresa de perfumaria (que é boticario.com.br) e quando acessado abre uma página que tenta simular a aparência do site oficial usando a logomarca da empresa. Nesta página é solicitado a resposta a 3 perguntas: Quem você deseja presentear? Qual o perfume desejado para dar de presente? Qual a forma de recebimento do perfume?

Após as respostas, o site impostor informa que o perfume foi reservado, mas há ainda uma última etapa obrigatória a ser realizada. Em seguida é solicitado que o link seja compartilhado com 5 grupos e com 7 contatos do WhatsApp, sugerindo que sejam compartilhados com familiares e amigos, artimanha adotada para que o conteúdo possa alcançar mais pessoas. Além disso, há alguns supostos comentários de pessoas que dizem ter recebido o “presentinho”. Tudo armadilha de golpistas.

A COAR consultou os canais oficiais da empresa e verificou que não há nenhuma campanha similar a esta que oferece perfumes gratuitos para o dia dos namorados. Também entramos em contato com a empresa que reiterou que o conteúdo divulgado é promovido por golpistas.

Posicionamento do O Boticário via stories do Instagram

Verificou-se ainda que conteúdos falsos parecidos como este investigado pela COAR e que usam a imagem do O Boticário vêm sendo fabricados por golpistas há vários anos. A COAR reforça o alerta para que ao receber links suspeitos não clique ou forneça os seus dados antes de checar e ter certeza de que é verdadeiro.

Por: Leonardo Lima

Edição: Marta Alencar

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: