O Dia dos Namorados está se aproximando e para aplicar golpes em quem busca promoções ou brindes na internet para presentear a pessoa amada, cibercriminosos estão disseminando nas redes sociais: conteúdos impostores e enganosos. Dessa vez, usando a data especial para compartilhar uma mensagem fraudulenta informando que O Boticário estaria oferecendo gratuitamente perfumes para presentear casais apaixonados. Há vários anos, a marca vem sendo citada em conteúdos enganosos de brindes e promoções de golpistas, principalmente em períodos comemorativos.
Primeiramente, a COAR classifica o conteúdo como impostor, pois usa indevidamente o nome e a logomarca da empresa O Boticário. Em seguida o classifica como enganoso por usar links falsos para roubar dados ou informações pessoais de usuários que preenchem o falso questionário.

O link disponível na mensagem não segue a estrutura padrão do site oficial da empresa de perfumaria (que é boticario.com.br) e quando acessado abre uma página que tenta simular a aparência do site oficial usando a logomarca da empresa. Nesta página é solicitado a resposta a 3 perguntas: Quem você deseja presentear? Qual o perfume desejado para dar de presente? Qual a forma de recebimento do perfume?
Após as respostas, o site impostor informa que o perfume foi reservado, mas há ainda uma última etapa obrigatória a ser realizada. Em seguida é solicitado que o link seja compartilhado com 5 grupos e com 7 contatos do WhatsApp, sugerindo que sejam compartilhados com familiares e amigos, artimanha adotada para que o conteúdo possa alcançar mais pessoas. Além disso, há alguns supostos comentários de pessoas que dizem ter recebido o “presentinho”. Tudo armadilha de golpistas.
A COAR consultou os canais oficiais da empresa e verificou que não há nenhuma campanha similar a esta que oferece perfumes gratuitos para o dia dos namorados. Também entramos em contato com a empresa que reiterou que o conteúdo divulgado é promovido por golpistas.


Posicionamento do O Boticário via stories do Instagram
Verificou-se ainda que conteúdos falsos parecidos como este investigado pela COAR e que usam a imagem do O Boticário vêm sendo fabricados por golpistas há vários anos. A COAR reforça o alerta para que ao receber links suspeitos não clique ou forneça os seus dados antes de checar e ter certeza de que é verdadeiro.
Por: Leonardo Lima
Edição: Marta Alencar
[…] a tentativas de golpes que, inclusive, aumentaram bastante nesse período de pandemia da Covid-19: Falsa promoção do O Boticário; Falsa mensagem solicitando atualização da conta do Banco do Brasil e falso desconto de barris de […]
CurtirCurtir