Áudio anunciando determinação judicial de bloqueio de WhatsApp por 48h

Áudio de um homem – não identificado – está circulando nos grupos de WhatsApp do Piauí informando que foi anunciada uma ordem judicial que determina o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil dentro de 48 horas. Segundo o mesmo, uma atualização do WhatsApp (caso fosse instalada) bloquearia o aplicativo no celular. Para embasar seu ponto, o autor do áudio ainda fala que basta pesquisar por: “Justiça brasileira determina bloqueio do WhatsApp” no site da Folha (versão digital da Folha de São Paulo) para encontrar informações detalhadas sobre o caso. A COAR checou as informações e esclarece alguns pontos.

O referido aplicativo já foi bloqueado no Brasil em três oportunidades. Primeiro ponto, a Folha de São Paulo realmente fez matérias cobrindo os casos, porém todas as matérias são de 2015 e 2016, época em que aconteceram os bloqueios do aplicativo por decisões judiciais. Inclusive em 2015, a determinação partiu de um juiz do Piauí, Luis Moura Correia (atualmente exerce o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria), que determinou que empresas de telefonia suspendessem temporariamente o acesso ao aplicativo em todo o país.

No entanto, a COAR constatou por análise que o áudio está se referindo a última discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) promovida na semana passada, de que se o WhatsApp poderia ou não ser bloqueado por decisões judiciais. O julgamento da causa possuía dois votos favoráveis ao não bloqueio antes de ter sido suspenso pelo pedido de visto do ministro Alexandre de Moraes. Assim sendo não há data prevista para a retomada do mesmo.

Segundo, este áudio não é a primeira fonte de desinformação circulando nas redes sociais relacionada ao assunto. Desde janeiro, várias desinformações sobre bloqueio de WhatsApp já circulam na internet. Uma delas é sobre um vídeo de uma reportagem da GloboNews, que foi retirado do contexto original. Na verdade, o vídeo fala sobre o bloqueio do aplicativo no país que ocorreu em dezembro de 2015. Mas foi tirado de contexto temporal para informar erroneamente por pessoas maliciosas de que o bloqueio ocorreria em abril deste ano. Muitas pessoas, inclusive, ficaram com medo de um novo bloqueio. Nesta situação, houve um anacronismo, algo que também pode ter acontecido com o referido áudio.

Por: Guilherme Cronemberger

Edição: Marta Alencar

Referências da Coar:

  1. Site Folha de S. Paulo
  2. Vídeo GloboNews

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s