podcast

PL “Fake News”: Entrevista com o pós-doutorando da Universidade de Coimbra, Rodrigo Vieira, e a presidenta do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife, Raquel Saraiva

06/06/2020 15H48

Por: Marta Alencar

Sem consenso sobre o projeto de lei 2630/2020, que busca combater fake news, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deixou a discussão para a próxima semana, embora sem data prevista para aprovação ou não. O assunto começaria a ser debatido no dia 2 de junho no plenário, mas o autor do PL, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), e o relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), pediram o adiamento devido às inúmeras críticas de especialistas e entidades de direito digital, que alegaram que a proposta poderia levar à censura e aumento do monitoramento na internet brasileira.

Na visão de especialistas no assunto, a ideia de responsabilizar as plataformas, presente no primeiro texto do projeto, vai contra o que está posto no Marco Civil da Internet, sancionado em 2014 e considerado a Constituição da Internet Brasileira. A COAR entrevistou com exclusividade dois especialistas no assunto, que discutem amplamente o texto proposto pelo Projeto de Lei 2630/2020:

1 – Raquel Saraiva

Presidenta e fundadora do IP.rec (Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife), é também graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e mestra e doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Alumni da Escola de Governança da Internet do CGI.br (2017). Alumni do CopyrightX, da Harvard Law School/ITS Rio (2014). No IP.rec, atua principalmente nas áreas de Algoritmos e Inteligência Artificial e Privacidade e Vigilância, mas também se interessa pelas discussões sobre gênero e tecnologia.

2 – Rodrigo Vieira

Professor de Direito Público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em Mossoró (UFERSA). Vice-Coordenador do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGD/UFERSA). Pesquisador-Líder do DigiCult – Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. Especialista em Direito Constitucional. Atualmente faz pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).

Confira o Podcast E-COAR Especial com os especialistas. Este Podcast apresentado por Beatriz Mesquita foi produzido por Ilriany Alves e Marta Alencar e editado pela própria apresentadora:

Referências da Coar:

  1. Lei n° 12.965, de 23 de Abril de 2014 (Marco Civil da Internet)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: