VERIFICAMOS: Brasil não é o segundo maior país com maior número de curados devido protocolo da cloroquina

Escrito por: Guilherme Cronemberger, Assislene Carvalho e Marta Alencar

Desde maio, imagens e textos circulam na internet atribuindo a mudança do protocolo de cloroquina, utilizado pelo Ministério da Saúde, como a responsável pelo Brasil está em segundo lugar com maior número de curados de Covid-19 no mundo. A COAR checou essas informações e verificou que a interpretação atribuída a esses dados é IMPRECISA e explica o porquê.

Vários portais de âmbito nacional divulgaram a informação acima atrelando a questão do uso do protocolo com cloroquina ao número elevado de curados no país: R7.com; ND Mais; Pleno.news; Sbnotícias; Top mídia news; Hcnotícias; Surgiu; Farol da Bahia e Portal do Generoso.

É verdade que o Brasil é o segundo país com maior número de recuperados da Covid-19 com 302.084 curados, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (8). O país perde na estatística, apenas para os Estados Unidos. Contudo o dado não é tão animador quanto aparenta. Apesar dos números empolgarem, a realidade é melhor demonstrada, observando o percentual de curados que cada país possui em relação ao Covid-19. A COAR elenca esses resultados e faz um comparativo com os países com maior número de casos no mundo.

Alemanha – 91,2% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (169.549 curados)

Irã – 78,4% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (136.360 curados)

Itália – 70,8% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (166.584 curados)

Espanha – 62,2% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (150.376 curados)

Índia – 48,5% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (124.430 curados)

Rússia – 48,4% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (230.688 curados)

Peru – 44,8% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (89.556 curados)

Brasil – 43,5% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (302.084 curados)

EUA – 26,5% das pessoas que contraíram o Covid-19 foram curadas (529.742 curados)

Reino Unido – Não divulga o número de recuperados.

Como é possível verificar, a lista apresenta que o Brasil, em números absolutos, consta com um bom percentual de pessoas curadas, porém é importante uma análise mais profunda sobre os dados de pessoas infectadas. Conforme dados apresentados, mais da metade dos pacientes que contraíram Covid-19 no país estão doentes ou morreram. Enquanto em países como a Alemanha, mais de 90% dos infectados já estão curados.

Milagre da Cloroquina?

A imagem analisada possui a frase “Após protocolo da Cloroquina, Brasil se torna o segundo país do mundo em curados da Covid-19”. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até o dia 19 de maio, 106.794* brasileiros haviam sido curados, embora com 271.628 casos confirmados. No dia seguinte, o país mudou o protocolo da cloroquina, onde autorizou o uso do remédio em pacientes nos primeiros estágios da doença. Os dados são estes:

  • Antes da Cloroquina: 271.628 casos confirmados e 106.794 curados (39,3%)*
  • Após o uso da Cloroquina: 694.116 casos confirmados e 302.084 curados (43,5%)

O percentual dos curados após a utilização da cloroquina realmente aumentou. No entanto, há então uma relação direta entre o uso da cloroquina e o número de curados? Para compreendermos melhor se essa relação é válida. Para maiores informações, a COAR consultou o infectologista Dr. Carlos Henrique Nery Costa, que explicou que os dois estudos mais recentes no mundo, apontaram que não havia nenhum efeito da cloroquina no tocante a melhorar a sobrevida e o bem estar dos pacientes quanto ao novo coronavírus.

Se não há uma relação direta, então por que após a mudança no protocolo mais pessoas foram curadas? O Dr. Carlos Henrique Nery Costa explica:

“Primeiro, o Brasil é um dos países que tem mais casos no mundo. Segundo é um dos países que mais usam (a cloroquina) no mundo, com patrocínio da presidência da república. É um país que ousou contrariar as recomendações médicas. Isso explica o porquê de ter tantas pessoas “curadas”, que foram tratadas com a cloroquina no país”, finaliza.

*Número atualizado de acordo com as revisões feitas pelo Ministério da Saúde.

Referências da Coar:

  1. R7
  2. Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s