#ENGANOSA

VERIFICAMOS: Inscrições para Programa Vale Gás do Governo Federal

A COAR recebeu mais uma mensagem via Whatsapp de um suposto programa de auxílio, o Vale Gás. As inscrições para o suposto programa daria direito ao benefício nos valores de R$70 a R$210. No entanto, o conteúdo sobre o suposto programa não procede. Durante o mês de maio, a COAR verificou outros dois conteúdos de programas semelhantes, inclusive eles recebiam o mesmo nome de Vale Gás. Assim como os outros, este conteúdo também é enganoso

Leia mais: ENGANOSO cadastro de auxílio gás

Leia mais: É GOLPE mais um cadastro enganoso sobre auxílio gás

Primeiramente, a COAR elencou as mensagens verificadas durante o mês de maio antes desta mais recente divulgação (a primeira no slide show). É perceptível (conforme conteúdos abaixo), que as mensagens apresentam semelhanças, embora cada uma tem uma URL diferente.

Segundo, o Programa Vale Gás já existiu no Brasil, mas foi incorporado ao Bolsa Família em 2003. O único programa que atualmente está dando um auxílio relacionado a gás de cozinha é o Vale Gás Social do estado do Ceará. Ele foi criado durante a pandemia do Covid-19 para ajudar as famílias mais carentes do estado.

Porém, isso não torna a mensagem apenas imprecisa, ela continua enganosa. Pois o programa do Ceará distribui o auxílio sem necessitar que os cearenses beneficiados se inscrevam em um site específico, como a mensagem indica. Por falar no link da mensagem, ele atualmente leva a uma página que está desativada.

Um último detalhe é que a imagem utilizada como base para a corrente enganosa se assemelha bastante a do programa Vale Gás da empresa Ultragaz (imagem logo abaixo). Este vale não é nenhum benefício, apenas uma forma de comprar botijões de gás da empresa de forma mais prática.

Peça publicitária da empresa Ultragaz

COAR alerta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram(@coarnoticias).

Escrito por: Guilherme Cronemberger

Edição: Marta Alencar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: