A COAR recebeu mais uma mensagem via Whatsapp de um suposto programa de auxílio, o Vale Gás. As inscrições para o suposto programa daria direito ao benefício nos valores de R$70 a R$210. No entanto, o conteúdo sobre o suposto programa não procede. Durante o mês de maio, a COAR verificou outros dois conteúdos de programas semelhantes, inclusive eles recebiam o mesmo nome de Vale Gás. Assim como os outros, este conteúdo também é enganoso.
Leia mais: ENGANOSO cadastro de auxílio gás
Leia mais: É GOLPE mais um cadastro enganoso sobre auxílio gás
Primeiramente, a COAR elencou as mensagens verificadas durante o mês de maio antes desta mais recente divulgação (a primeira no slide show). É perceptível (conforme conteúdos abaixo), que as mensagens apresentam semelhanças, embora cada uma tem uma URL diferente.
Segundo, o Programa Vale Gás já existiu no Brasil, mas foi incorporado ao Bolsa Família em 2003. O único programa que atualmente está dando um auxílio relacionado a gás de cozinha é o Vale Gás Social do estado do Ceará. Ele foi criado durante a pandemia do Covid-19 para ajudar as famílias mais carentes do estado.
Porém, isso não torna a mensagem apenas imprecisa, ela continua enganosa. Pois o programa do Ceará distribui o auxílio sem necessitar que os cearenses beneficiados se inscrevam em um site específico, como a mensagem indica. Por falar no link da mensagem, ele atualmente leva a uma página que está desativada.
Um último detalhe é que a imagem utilizada como base para a corrente enganosa se assemelha bastante a do programa Vale Gás da empresa Ultragaz (imagem logo abaixo). Este vale não é nenhum benefício, apenas uma forma de comprar botijões de gás da empresa de forma mais prática.

A COAR alerta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram(@coarnoticias).
Escrito por: Guilherme Cronemberger
Edição: Marta Alencar
Sera verdade mesmo esse vale gas se for eu vo fica muito grato
CurtirCurtir
Olá Erivando, agradecemos seu contato. Infelizmente não é conforme publicada na matéria. Qualquer dúvida, estamos a sua disposição!
CurtirCurtir