Nos últimos dias, uma suposta mensagem sobre Covid-19 vem circulando em grupos de WhatsApp do interior do estado, vinculada ao secretário de saúde, Florentino Neto. Na mensagem, há uma suposta previsão do pico de infectados por coronavírus, que gira em torno de um mês:

Contudo, a declaração falsa já foi associada a outros representantes no país. Um deles foi o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto. Diante da repercussão do conteúdo que chegou a ser publicado em sites do Estado, mas logo foi retirado do ar, a pasta sulista divulgou uma nota de esclarecimento, informando que o conteúdo era uma fake.

O tal pedido de isolamento também foi vinculada a profissionais da área da saúde em páginas no Facebook, como no caso de uma sanitarista. A COAR não encontrou o perfil verdadeiro desta suposta profissional mencionada. Embora encontrou vários perfis com o mesmo nome.
A mensagem não se diferencia de padrões de falsas declarações associadas a figuras públicas durante a pandemia. Sinais como erros ortográficos, mensagens apelativas e falta de fontes que liguem a mensagem a um órgão público são os indícios mais comuns.
Ademais, recentemente o secretário Florentino Neto declarou que não há no momento previsões para um pico no Piauí. O próprio secretário ressaltou em diversas entrevistas na imprensa que só após a conclusão das próximas pesquisas realizadas pela Secretaria de Saúde junto com o Instituto Amostragem, poderá estipular uma data. Embora não descarte a previsão feita pela Fundação Getúlio Vargas, que supõe que o pico no estado seja em setembro.
A COAR alerta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie! Se tiver dúvidas sobre qualquer informação em WhatsApp ou redes sociais, envie para a nossa equipe: 86 99517-9773.
Escrito por: Isaac Haron
Edição: Marta Alencar e Ilrianny Alves
Referências da COAR: