#ENGANOSA

É GOLPE: Distribuição de produtos gratuitos da Faber-Castell

Circula no aplicativo WhatsApp mensagem sobre uma suposta campanha da produtora de material escolar, artístico, e de escritório Faber-Castell, empresa alemã possui unidades de produção em São Carlos (SP), Prata (MG) e Manaus (AM).

O texto dissipado fala de uma promoção destinada à distribuição gratuita de uma caixa de lápis de cor e um livro de colorir classificado como “Jardim Secreto”. Também é inserido um link (https://cadastro.promohoje.com), que acompanha a seguinte mensagem: “Para ganhar, basta fazer o cadastro da promoção.

A mensagem pede a realização do cadastro através do link

A COAR analisou a veracidade desse conteúdo, buscou informações oficiais da Faber-Castell e concluiu que a mensagem é enganosa. O link disponibilizado, inclusive, encontra-se indisponível.

Nessa sexta-feira (26) a marca se posicionou através do site oficial, bem como o perfil no Twitter. Por meio dessas plataformas, o grupo alertou que a mensagem é falsa e que não possui relação com a iniciativa.

Essa não é a primeira vez que criminosos utilizam o nome dessa empresa para a propagação de fake news. Em 2019 houve um golpe sobre a promoção falsa “De volta às aulas da Faber-Castell”. A corrente falsa foi repassada através do WhatsApp e garantia o oferecimento de materiais escolares gratuitos, porém destinava-se ao roubo dados de usuários.

Na época o portal de notícias G1 esclareceu que é frequente a alteração de brindes oferecidos nos golpes e que os celulares das vítimas não correm o risco de ter alguma praga virtual instalada.

A equipe da COAR destaca a importância da verificação antes do compartilhamento de determinados conteúdos duvidosos. A principal dica é sempre desconfiar de links que contenham alguma oferta tentadora, produtos com preços muito baixos e promoções inacreditáveis. Preste atenção a esses detalhes e, se possível, entre em contato pelo WhatsApp da COAR (86) 99517-9773 ou pelo Instagram(@coarnoticias).

Escrito por: Maria Luísa Araújo

Edição: Wanderson Camêlo

Referências da COAR:

  1. Site da Faber-Castell
  2. Perfil no Twitter da Faber-Castell
  3. Site do G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: