Circula no aplicativo WhatsApp mensagem sobre uma suposta campanha da produtora de material escolar, artístico, e de escritório Faber-Castell, empresa alemã possui unidades de produção em São Carlos (SP), Prata (MG) e Manaus (AM).
O texto dissipado fala de uma promoção destinada à distribuição gratuita de uma caixa de lápis de cor e um livro de colorir classificado como “Jardim Secreto”. Também é inserido um link (https://cadastro.promohoje.com), que acompanha a seguinte mensagem: “Para ganhar, basta fazer o cadastro da promoção.

A COAR analisou a veracidade desse conteúdo, buscou informações oficiais da Faber-Castell e concluiu que a mensagem é enganosa. O link disponibilizado, inclusive, encontra-se indisponível.
Nessa sexta-feira (26) a marca se posicionou através do site oficial, bem como o perfil no Twitter. Por meio dessas plataformas, o grupo alertou que a mensagem é falsa e que não possui relação com a iniciativa.
Essa não é a primeira vez que criminosos utilizam o nome dessa empresa para a propagação de fake news. Em 2019 houve um golpe sobre a promoção falsa “De volta às aulas da Faber-Castell”. A corrente falsa foi repassada através do WhatsApp e garantia o oferecimento de materiais escolares gratuitos, porém destinava-se ao roubo dados de usuários.
Na época o portal de notícias G1 esclareceu que é frequente a alteração de brindes oferecidos nos golpes e que os celulares das vítimas não correm o risco de ter alguma praga virtual instalada.
A equipe da COAR destaca a importância da verificação antes do compartilhamento de determinados conteúdos duvidosos. A principal dica é sempre desconfiar de links que contenham alguma oferta tentadora, produtos com preços muito baixos e promoções inacreditáveis. Preste atenção a esses detalhes e, se possível, entre em contato pelo WhatsApp da COAR (86) 99517-9773 ou pelo Instagram(@coarnoticias).
Escrito por: Maria Luísa Araújo
Edição: Wanderson Camêlo
Referências da COAR:
- Site da Faber-Castell
- Perfil no Twitter da Faber-Castell
- Site do G1