#FORADECONTEXTO

Isolamento social não é eficaz para redução de transmissão do novo coronavírus?

Uma mensagem, que menciona o deputado federal do Rio Grande do Sul Osmar Terra (MDB), e a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem sido compartilhada no WhatsApp com um contexto errado. O conteúdo contém uma série de argumentos que defendem a tese de que a Hidroxicloroquina é capaz de curar a Covid-19, sem proporcionar grandes gastos aos cofres públicos. Em abril deste ano, os sites Aos Fatos e Boatos checaram esta informação, mas agora ela voltou a circular novamente em grupos do aplicativo e outras redes sociais. Confira abaixo um trecho da mensagem:

A mensagem questiona o isolamento social

Osmar Terra é também médico e sempre se mostrou contra o isolamento social mais abrangente (isolamento horizontal). Para o deputado, apenas o grupo de risco deveria permanecer no confinamento (isolamento vertical). Essa ideia, de que o isolamento vertical defendido por Terra é a melhor opção para a situação da Covid-19, é um dos pontos apresentados na mensagem viralizada.

A COAR verificou os canais oficiais da OMS e não encontrou nenhuma contraindicação em relação ao isolamento social. O que aconteceu foi a divulgação de uma declaração do diretor da organização, Tedros Ghebreyesus, fora do contexto original. Em uma coletiva no dia 30 de março de 2020, quando perguntado sobre os impactos econômicos e sociais da quarentena na Índia, ele falou:

“Sobre essa questão do lockdown [quarentena obrigatória], talvez alguns países já tenham tomado medidas de distanciamento físico, como fechar escolar e evitar aglomerações etc. Isso pode ajudar a ganhar tempo e, ao mesmo tempo, cada país é diferente do outro. Alguns têm uma forte rede de proteção social e outros, não. Eu sou da África, como vocês sabem, e eu conheço muitas pessoas que realmente precisam trabalhar todos os dias para comprar seu pão. Governos devem levar essas populações em conta; se eles estão fechando ou limitando movimentos, o que vai acontecer com essas pessoas que tem que ganhar seu sustento todos os dias? Cada um dos países tem que responder a essa pergunta com base na sua situação”.

No dia seguinte à coletiva, Tedros voltou a mencionar o assunto em sua conta no Twitter e dessa vez complementou:

“Pessoas sem fonte de renda regular ou sem qualquer reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e permitam que elas cumpram as medidas de saúde pública para a Covid-19 recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e pela OMS. Eu cresci pobre e entendo essa realidade. Convoco os países a desenvolverem políticas que forneçam proteção econômica às pessoas que não possam receber ou trabalhar devido à pandemia da Covid-19. Solidariedade”.

Ainda há desinformação quando o texto menciona que o confinamento aumenta os casos de Covid-19, o que não passa de uma sugestão da China sem nenhum estudo preliminar. A COAR verificou que existem vários artigos que comprovam a efetividade do isolamento no combate à disseminação do vírus. Um deles foi publicado na revista cientifica The Lancet no início de abril, onde pesquisadores da Universidade de Hong Kong avaliaram a eficácia de medidas restritivas, implementadas desde o mês de janeiro de 2020 em quatro cidades e 10 províncias chinesas.

Tweets feitos pelo diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus (imagem retirada do site Aos Fatos).

Hidroxicloroquina como cura

Durante este período de pandemia a COAR já checou, em diversas oportunidades, remédios que supostamente curariam a Covid, esse é mais um desses casos. No texto é mencionado que a Hidroxicloroquina (constantemente recomendada pelo atual presidente Jair Bolsonaro) é capaz de curar a doença de forma mais barata. Essa informação também não é verdadeira.

O gerente de incidentes para Covid da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Sylvain Aldighieri, mencionou, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (14), que a OMS suspendeu o tratamento à base de Hidroxicloroquina por “não observar os benefícios do medicamento”, portanto, a organização não recomenda o uso da Hidroxicloroquina em pacientes de Covid-19.

Na página oficial da OPAS, encontramos um posicionamento sobre a medicação:

“Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-19. As pessoas infectadas devem receber cuidados de saúde para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte”.


Atualmente há um esforço global, coordenado pela Organização Mundial da Saúde, para produção de uma vacina e medicamentos eficazes para prevenir (vacina) e/ou tratar (medicamentos) a Covid-19. Contudo, ainda não há nada pronto com eficacia comprovada cientificamente.

Em relação às formas de prevenção, a OPAS e a OMS seguem com as mesmas recomendações, confira:

  1. • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilizar um lenço descartável e, após tossir/espirrar, joga-lo no lixo se lembrando de lavar as mãos logo em seguida).
  2. • Se uma pessoa tiver sintomas mais leves, como tosse leve ou febre leve, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico. O ideal é ficar em casa, fazer autoisolamento (conforme as orientações das autoridades nacionais) e monitorar os sintomas. Se eles evoluírem para uma dificuldade de respirar ou/e dor/pressão no peito procure atendimento médico imediatamente.

Escrito por: Assislene Carvalho

Edição: Wanderson Camêlo e Guilherme Cronemberger

Referências da COAR:

  1. Site Aos Fatos (mês de abril)
  2. Site Boatos (mês de abril)
  3. Artigo da revista The Lancet
  4. Site Correio Braziliense
  5. Site UOL (2004)
  6. Site OPAS/OMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: