Nos últimos quatro meses, os internautas têm sofrido um verdadeiro bombardeio com informações sobre o novo coronavírus. Uma dessas informações que ganhou o país e tem sido compartilhada por muitos usuários é um conteúdo com uma lista de remédios que seriam eficientes no tratamento profilático contra o coronavírus. No cabeçalho do “panfleto digital” é destacado o logotipo da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (na Bahia), seguido do título ‘Comitê para o combate ao coronavírus Covid-19’.
O tratamento indicado na mensagem existe conforme a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mas não é usado pelo executivo da cidade baiana, como fica subentendido na arte gráfica. Portanto, trata-se de uma um conteúdo falso.

Em seu site, a prefeitura de Vitória da Conquista publicou uma nota informando que não havia divulgado nenhum protocolo com medicamentos que seriam usados para prevenção contra a Covid-19.
VEJA A NOTA:
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista esclarece que não é a responsável pela divulgação de um card com suposto tratamento precoce da COVID-19 e desconhece sua autoria.
A Secretaria Municipal de Saúde tem agido com total transparência em relação às medidas de prevenção, controle e combate à pandemia do novo coronavírus no município e todas as informações são disponibilizadas no site criado para divulgação exclusiva das ações da Prefeitura: http://www.pmvc.ba.gov.br/coronavirus
É importante ainda reforçar que nenhum servidor público tem autorização para utilizar o logotipo do Governo Municipal em materiais de divulgação sem a devida autorização da Secretaria de Comunicação.
Sobre a lista, a COAR apurou junto à FMS que ela existe, como já dito. Tanto a Fundação Municipal de Saúde quanto a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizam em seus sites protocolos com remédios que podem ser usados pelas pessoas.
No protocolo da Fundação, aparece, por exemplo, a cloroquina ou hidroxicloroquina, e a azitromicina como indicadas para pacientes com quadro leve da doença.

Para quem está com o quadro moderado, são indicados a prescrição da ivermectina 6mg, a dexamesatona e a ceftriaxona, por exemplo.

A quem está com o quadro grave da doença é recomendado prescrever a heparina não fracionada.

Se você recebeu uma informação, seja ela escrita, foto ou vídeo que você achou um pouco estranho, contate-nos, que avaliamos se é passível de checagem.
Em caso de dúvidas você pode entrar em contato com nossa esquipe pelo WhatsApp: (86) 995179773 ou pelo Instagram @coarnoticias.
Escrito por: Daniel Silva
Edição: Wanderson Camêlo
Referências da COAR:
- Site Prefeitura de Vitória da Conquista
- Site Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS)
- Site SESAPI