#FALSA

Prefeitura de Vitória da Conquista usa protocolo com lista de remédios profiláticos contra a Covid-19?

Nos últimos quatro meses, os internautas têm sofrido um verdadeiro bombardeio com informações sobre o novo coronavírus. Uma dessas informações que ganhou o país e tem sido compartilhada por muitos usuários é um conteúdo com uma lista de remédios que seriam eficientes no tratamento profilático contra o coronavírus. No cabeçalho do “panfleto digital” é destacado o logotipo da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (na Bahia), seguido do título ‘Comitê para o combate ao coronavírus Covid-19’.

O tratamento indicado na mensagem existe conforme a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mas não é usado pelo executivo da cidade baiana, como fica subentendido na arte gráfica. Portanto, trata-se de uma um conteúdo falso.

A suposta profilaxia seria utilizada por profissionais da saúde em Vitória da Conquista

Em seu site, a prefeitura de Vitória da Conquista publicou uma nota informando que não havia divulgado nenhum protocolo com medicamentos que seriam usados para prevenção contra a Covid-19.

VEJA A NOTA:

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista esclarece que não é a responsável pela divulgação de um card com suposto tratamento precoce da COVID-19 e desconhece sua autoria.

A Secretaria Municipal de Saúde tem agido com total transparência em relação às medidas de prevenção, controle e combate à pandemia do novo coronavírus no município e todas as informações são disponibilizadas no site criado para divulgação exclusiva das ações da Prefeitura: http://www.pmvc.ba.gov.br/coronavirus

É importante ainda reforçar que nenhum servidor público tem autorização para utilizar o logotipo do Governo Municipal em materiais de divulgação sem a devida autorização da Secretaria de Comunicação.

Sobre a lista, a COAR apurou junto à FMS que ela existe, como já dito. Tanto a Fundação Municipal de Saúde quanto a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizam em seus sites protocolos com remédios que podem ser usados pelas pessoas.

No protocolo da Fundação, aparece, por exemplo, a cloroquina ou hidroxicloroquina, e a azitromicina como indicadas para pacientes com quadro leve da doença.

Para quem está com o quadro moderado, são indicados a prescrição da ivermectina 6mg, a dexamesatona e a ceftriaxona, por exemplo.

A quem está com o quadro grave da doença é recomendado prescrever a heparina não fracionada.

Se você recebeu uma informação, seja ela escrita, foto ou vídeo que você achou um pouco estranho, contate-nos, que avaliamos se é passível de checagem.

Em caso de dúvidas você pode entrar em contato com nossa esquipe pelo WhatsApp: (86) 995179773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Escrito por: Daniel Silva

Edição: Wanderson Camêlo

Referências da COAR:

  1. Site Prefeitura de Vitória da Conquista
  2. Site Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS)
  3. Site SESAPI


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: