#FORADECONTEXTO

VERIFICAMOS: Vídeo em que crianças atravessam rio é atual?

Um vídeo que mostra crianças atravessando um rio em uma boia para conseguir chegar até um ônibus escolar está sendo compartilhado no Whatsapp acompanhado da legenda “O dinheiro para a educação no Piauí, está sobrando [Sic]” atribuído de forma irônica e relacionando a situação ao esquema de lavagem de dinheiro na educação investigado pela Polícia Federal através da terceira fase Operação Topique, que tem como alvo a primeira-dama e deputada federal Rejane Dias (PT-PI).  A gravação, ficou evidente após checagem, foi feita no Piauí, mas está sendo usada em contexto errado.

Compartilhamento do vídeo que está sendo feito no Whatsapp

O item compartilhado não é recente, pois se trata de um vídeo feito em 26 de fevereiro de 2018, pelo professor Jefferson David Evangelista ao portal G1. Moradores da comunidade Passagem da Negra, no município de Campo Maior-PI, atravessam o Rio Longá em uma boia para conseguirem chegar à zona urbana da cidade. Esse vídeo repercutiu tanto que chegou a ser exibido em rede nacional no Programa Fantástico, da Rede Globo, em março de 2018.

Enquanto grava, o autor do vídeo ainda relata que o problema acontece constantemente no período do verão chuvoso, e que em anos anteriores já tentaram reivindicar a situação para as autoridades municipais, mas nada foi feito. Outro ponto mencionado durante a gravação que nos fez perceber que não é recente, foi o fato das crianças estarem indo à escola. Com o isolamento social devido à Covid-19, as aulas presenciais na cidade foram suspensas.

A equipe COAR conseguiu apurar que a obra não está relacionada à educação em 10 de janeiro de 2020. Pois, a Prefeitura de Campo Maior, liderada pelo atual gestor da cidade, Professor Ribinha (PT), assinou uma ordem de serviço para obra de uma ponte tipo passagem molhada, orçada no valor de R$500 mil.

Porém, a construção só iniciou no dia 20 de julho. A COAR entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal e o atraso da obra foi atribuído ao período chuvoso. Segundo a assessoria, durante esse período o nível do Rio Longá aumenta e por isso foi necessário aguardar que diminuísse. O prazo de entrega da passagem molhada que dará à comunidade Passagem da Negra acesso à zona urbana de Campo Maior é de 120 dias (4 meses).

Em caso de qualquer dúvida sobre uma informação ou conteúdo que recebeu, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias que verificaremos para você.

Escrito por: Assislene Carvalho

Referências da COAR:

  1. G1 (1 e 2)
  2. Site da Prefeitura de Campo Maior (PI)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: