#FALSA CONTEÚDO IMPOSTOR

FALSA declaração do prêmio Nobel de Medicina Tasuku Honjo de que coronavírus foi criado em laboratório

É falso o texto que circula pelo WhatsApp e em redes sociais de que o prêmio Nobel de Medicina Tasuku Honjo teria afirmado que “o novo coronavírus não é natural” e foi criado em laboratório por chineses. O próprio Honjo lamentou o conteúdo e desmentiu em uma nota publicada no site da Universidade de Kyoto, no mês de abril.

Declaração verdadeira do pesquisador lamentando o episódio (Tradução da COAR)

O periódico médico Nature Medicine analisou em março deste ano, o genoma do vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, e concluiu que o vírus não foi manipulado em laboratório. O estudo claramente informa:

As características genômicas descritas aqui podem explicar em parte a infecciosidade e transmissibilidade da SARS-CoV-2 em humanos. Embora as evidências mostrem que o SARS-CoV-2 não é um vírus propositadamente manipulado, atualmente é impossível provar ou refutar as outras teorias de sua origem descritas aqui. No entanto, como observamos todos os recursos notáveis ​​de SARS-CoV-2, incluindo o local otimizado de RBD e de clivagem polibásica, nos vírus da natureza relacionados com coronavírus, não acreditamos que qualquer tipo de cenário laboratorial seja plausível.

A falsa publicação atrelada ao pesquisador já tinha sido desmentida no mês de abril por vários sites de fact-checking, mas infelizmente voltou a circular novamente esta semana, em vários perfis no Facebook e em grupos de WhatsApp.

Texto falso que cita o prêmio Nobel de Medicina Tasuku Honjo

A COAR ressalta que várias pesquisas científicas confirmaram que o vírus causador da Covid-19 não foi desenvolvido em laboratório.

Escrito por: Marta Alencar

Referências:

Revista Nature Medicina

Uol Confere

Universidade de Kyoto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: