Em muitos grupos de WhatsApp, circula um texto informando que em 2019, houve 119.390 mortes no mês de julho. E em comparação com o mesmo período, o conteúdo noticia que em 2020, o número de óbitos foi menor, cerca de 113.475. Inclusive, a mensagem cita o link do Portal da Transparência, da seção Registro Civil, com dados totalmente distorcidos. COAR verificou a informação e constatou que é falsa.

Conforme levantamento da seção Registro Civil no site da Transparência, a COAR observou que no período de julho de 2019, o número de mortes, na verdade foi de 119.541. Enquanto o de julho de 2020, é de 120.835 óbitos.
É importante ressaltar que os disponibilizados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, em relação aos casos de Covid-19, assim como os da Corregedorias-Gerais de Justiça, com os números de óbitos, de alguns estados são distintos em comparação ao total de óbitos contabilizado pelos cartórios de registro civil. Pois, os prazos em que são finalizados os registros variam de estado para estado.
Além disso, perfis no Facebook também divulgaram o conteúdo conforme busca:

Aos Fatos também verificou o conteúdo recentemente.
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR:
[…] Neste episódio do podcast E-COAR, os jornalistas Daniel Silva e Arnaldo Francisco apresentam as principais checagens da semana, que foram verificadas pela equipe da COAR. Neste episódio, as checagens mais vistas no site e citadas neste episódio foram: FALSA solicitação de doação para Carmelo de Teresina. Padre Tony Batista declara que a mensagem é falsa; VÍDEO: Ibama coloca fogo em mata do Maranhão para culpar Bolsonaro? e 2020 registra menos mortes em comparação com 2019 no Brasil?. […]
CurtirCurtir