#ENGANOSA

VERIFICAMOS: SUPOSTO CADASTRO DO Programa Vale Gás DIVULGADO EM GRUPOS DE WHATSAPP

Leitores da COAR nos questionaram sobre um suposto cadastro para o Programa Vale Gás, que vem sendo divulgado no WhatsApp. De acordo com a mensagem, o programa seria mensal para quem fizesse cadastro e no valor de R$ 238. O conteúdo também informa que o programa é realizado pelo Ministério da Cidadania e receberia inscrições até hoje (12). Além desse conteúdo, a COAR já havia verificado anteriormente, outros semelhantes, que recebiam o mesmo nome de Vale Gás. Assim como os outros, este conteúdo também é enganoso

Conteúdo é enganoso

Primeiramente, a COAR averiguou as informações a respeito do suposto programa no site do Ministério da Cidadania. Não há nenhuma informação no site oficial, inclusive o órgão já havia desmentido no mês de maio, boatos sobre o programa em sua página no Facebook.

Ministério da Cidadania desmente boato

A COAR ressalta que o Programa Vale Gás já existiu no Brasil, mas foi incorporado ao Bolsa Família em 2003. O único programa que atualmente está dando um auxílio relacionado a gás de cozinha é o Vale Gás Social do estado do Ceará. Ele foi criado durante a pandemia do Covid-19 para ajudar as famílias mais carentes do estado. No entanto, o programa do Ceará distribui o auxílio sem necessitar que os cearenses beneficiados se inscrevam em um site específico.

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Ministério da Cidadania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: