#FALSA

Ipê roxo é 10 mil vezes mais potente que a quimioterapia no tratamento do câncer?

Um vídeo postado no perfil do compositor José Coelho no Facebook informa que Ipê roxo (Pau D’arco mais conhecido no Nordeste) é 10 mil vezes mais potente que a quimioterapia para o tratamento do câncer. O vídeo foi compartilhado em vários grupos de WhatsApp e em outras redes sociais. Ao ver o vídeo, a COAR fez uma análise das fontes citadas e informa o porquê da informação ser falsa.

Ipês roxos. Foto: (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O autor do vídeo declara o seguinte: “Segundo algumas pesquisas, entre elas do Dr. Jaime Bruning e de outros médicos no Youtube, o ipê roxo é dez vezes mil mais potente do que a quimioterapia no tratamento do câncer. Só que não é ela só. Ela tem que ser ingerida junto com a folha da graviola”. Em seguida, o autor informa os procedimentos da suposta receita de chá, sem qualquer comprovação científica.

Primeiramente, qual é o potencial medicinal do ipê roxo? O pau-d’arco, que é parte da casca do ipê, concentra certas propriedades medicinais da planta. No entanto, o oncologista Cláudio Rocha explica que não há nenhum estudo científico que comprove a eficácia do ipê roxo para cura de câncer ou que ele seja 10 mil vezes mais eficaz que a quimioterapia. O especialista ainda alerta que as pessoas não devem abandonar tratamentos ou seguir receitas na internet sem antes consultar seu médico.

Quem é Jaime Bruning?

Com 178 mil inscritos no Youtube, o autointitulado terapeuta naturista Jaime Bruning não é médico e é autor de diversos livros. Ele já divulgou conteúdos falsos sobre doenças como dengue e febre amarela.

Em fevereiro, o terapeuta holístico foi acusado de disseminar informações falsas sobre a eficácia e os efeitos de vacinas. Ele foi convocado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga notícias falsas e assédio nas redes sociais (CPI Mista das Fake News) para dar um depoimento, já que faz parte do movimento antivacinação no país.

COAR alerta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram(@coarnoticias).

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Folha

Agência Senado

Perfil do José Coelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: