#FALSA

Jornalista da Globo critica nordestinos e os chama de pobres estúpidos?

O jornalista e comentarista dos programas EmPonto e Estúdioi da Globo News, Octavio Guedes, tem sido alvo de ataques de grupos de direita, que estão publicando vídeos, imagens e textos com a seguinte legenda: “Jornalista da Globo chama nordestinos de pobres estúpidos”.

Os conteúdos vêm sendo divulgados, inclusive em sites de notícias, perfis no Facebook e twittes no Piauí e em outros estados. Até o fechamento desta checagem, oito vídeos no Youtube semelhantes a esse criticava e distorcia a fala do jornalista. É interessante, inclusive notar que existem vídeos que repetem diversas vezes, a expressão dita pelo jornalista sem a pausa (vírgula) que ele diz no programa Em Ponto da Globo News.

No dia 14 de agosto, o jornalista comentava juntamente com a apresentadora Julia Duailibi, a pesquisa DataFolha. O estudo apresentado por ambos mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está com a melhor avaliação desde que começou o seu mandato e que 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho.

Ainda durante o programa, a apresentadora comentou que o auxílio emergencial foi importante para o aumento da popularidade de Bolsonaro na região Nordeste. Em seguida, o jornalista Octavio Augusto declarou o seguinte:

“Se eu fosse fazer uma manchete sobre isso seria: É o pobre, estúpido, que fez mudar o pêndulo. E é isso que vai se tornar ainda mais dramático, porque a pobreza vai aumentar. Teríamos mais aí gente dependente do governo. O Governo Bolsonaro sempre foi um governo que não teve afinidade com o pobre e nunca teve mesmo….No momento em que quem já era vulnerável está mais vulnerável agora por causa da pandemia. Então houve um encontro casual entre Bolsonaro e o pobre”.

A expressão citada pelo jornalista teve uma pausa no programa, ou seja, uma vírgula após a citação da palavra pobre. Em verificação do site Boatos, os fact-checkers mostram claramente que o uso da expressão é uma alusão a um bordão em inglês its (palavra em questão, stupid) em menção a recessão econômica que teve nos Estados Unidos na década de 90. O que de certa forma o jornalista claramente quis comparar com a situação econômica que vivencia o país neste momento da pandemia.

Durante uma participação ao programa Estúdioi no dia 4 de junho deste ano, Octavio Guedes fez uma crítica ao Governo Bolsonaro por não conhecer a realidade da população mais pobre e carente do país e que de fato necessita do Auxílio Emergencial.

“Quem tem conhecimento de pobres é o assistente social…Uma profissão que foi excluída pelo Governo Bolsonaro. Eles trataram esse auxílio (emergencial) como o maior projeto de bancarização do planeta…”

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Em Ponto

Boatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: