Vários sites, canais no Youtube e perfis no Facebook de extrema direta divulgaram a seguinte matéria: “Repórter ataca filha de Bolsonaro e presidente reage: “vontade de encher sua boca de porrada”. Diante da repercussão dos conteúdos em grupos, a COAR elencou dezenas de páginas que replicaram o conteúdo sem qualquer verificação dos fatos. Pois, o conteúdo é falso.

Algumas páginas que replicaram o conteúdo: Site Terra Brasil Notícias; Blog Rota2014; Canal no Youtube Joaquim Gomes Direto de Brasília e Blog Atualize Notícias.
A verdade é que no domingo (23) ao se dirigir para a Catedral de Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rodeado de manifestantes e repórteres foi questionado por um jornalista do “O Globo” sobre cheques no valor total de R$ 89 mil que teriam sido depositados entre 2011 e 2016 pelo ex-assessor Fabrício Queiroz e pela esposa dele, Márcia Aguiar, na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Diante do questionamento, Bolsonaro declarou que tinha vontade de agredir o jornalista. Ou seja, o repórter não questionou em nenhum momento sobre a filha do presidente.
A COAR alerta que, geralmente, textos maliciosos utilizam informações verdadeiras, mas fora de contexto no início (primeiros parágrafos) e em seguida distorce os dados e acrescenta informações falsas e sem fundamentação no restante do texto.
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR: