#FORADECONTEXTO

FORA DE CONTEXTO: Usuários compartilham declaração de Gilmar Mendes contra repórter da Folha como se fosse atual

Vários perfis e alguns sites replicaram uma declaração do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que chamou de molecagem uma pergunta do repórter da Folha de S.Paulo sobre os custos com passagem aérea de viagem sua a Lisboa. A declaração foi feita em março de 2018, durante o seminário de direito, organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, que ocorreu em Lisboa, Portugal.

O ministro ficou irritado com dois questionamentos do repórter: se ele voltaria para o julgamento do habeas corpus de Lula em 4 de abril e se o voo para Portugal tinha sido pago pelo STF. Diante de tais questionamentos, Mendes respondeu exaltado: “Devolva essa pergunta ao seu editor, manda ele enfiar isso na bunda. Isso é molecagem, esse tipo de pergunta é desrespeito, é desrespeito”, disse, visivelmente alterado.

A informação é verdadeira, mas fora de contexto. O ministro Gilmar Mendes realmente fez a declaração, mas em 2018 e não em 2020.

COAR alerta que, geralmente, textos maliciosos utilizam informações verdadeiras, mas fora de contexto no início (primeiros parágrafos) e em seguida distorce os dados e acrescenta informações falsas e sem fundamentação no restante do texto.

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Folha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: