A COAR recebeu de leitores, um conteúdo sobre uma suposta distribuição gratuita de livros do programa “Conta pra Mim” do Ministério da Educação (MEC). Na postagem consta, inclusive, um link induzindo a um cadastro para o recebimento do material.

O “Conta pra Mim” é um programa verdadeiro e que foi lançado no dia 5 de dezembro de 2019, mas oficializado em 24 de abril de 2020 por meio da publicação de uma portaria do Diário Oficial da União. O programa tem como objetivo principal a ampla promoção da literacia familiar (os pais são estimulados a ler para os seus filhos, como uma estratégia para desenvolver a linguagem e o vocabulário das crianças).
Em matéria publicada pelo site Gazeta do Povo, o MEC anunciou a possibilidade de disponibilização de livros (físicos), mas a famílias que participem de oficinas de leitura organizadas em parceria com cada município.
Outra questão analisada pela COAR é que o link da mensagem não é o mesmo que direciona à página que corresponde à do projeto. O endereço verdadeiro é: http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.
Nem no site do MEC nem na página do Programa “Conta pra Mim” há referência sobre distribuição gratuita de material para a leitura com exigência de cadastro prévio. No próprio endereço eletrônico do projeto, aliás, já há um vasto material (vídeos, áudios e livros) disponibilizado para download, e sem a necessidade de procedimento para solicitação. Conclui-se, portanto, que o conteúdo é enganoso.
A COAR alerta mais uma vez para que você desconfie de links incluídos em mensagens sobre ações ligadas a instituições, porém, não publicadas no site oficial da mesma.
Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.
Escrito por: Maria Luísa Araújo e Marta Alencar
Referências da COAR: