Dicas da COAR

Golpes na internet? A COAR elenca dicas para usuários não caírem em armadilhas

Neste período de pandemia, os jornais, emissoras de televisão e de rádio, além de portais, frequentemente, publicam matérias sobre golpes na internet. Milhares de usuários são vítimas de armadilhas arquitetadas por quadrilhas ou golpistas.

Leia mais: É GOLPE! Suposta mensagem do Banco do Brasil solicitando dados e senhas de clientes por SMS

É GOLPE: Mais um cadastro enganoso sobre Auxílio Gás

Desde quando foi fundada, a COAR já verificou e desmascarou dezenas de golpes. Os golpes mais comuns são: supostos programas do Governo Federal; vagas de emprego; mensagens de bancos; sorteios ou brindes, benefícios sociais etc. Links manipulados, falsos cadastros ou sites fraudulentos, os golpistas inovam quando o assunto é furtar dados pessoais ou bancários de usuários.

Diante de tantos casos de golpes, a COAR elencou algumas dicas essenciais para você não cair em golpes:

Nas redes sociais: Cuidado com as mensagens ou ofertas que recebe por meio de links enviados pelo Facebook ou WhatsApp, pois você pode ser direcionada a uma página fraudulenta. Desconfie sempre de promoções compartilhadas nas redes sociais e não clique em links recebidos por e-mail ou mensagem de texto. Consulte sempre as páginas oficiais de empresas ou de programas sociais do Governo Federal. Na dúvida, acesse sites de notícias de credibilidade.

PesquiseDesconfie de perfis de marcas ou empresas desconhecidas que oferecem produtos pela internet, especialmente se estiverem com preço muito abaixo do mercado. O site Reclame Aqui é uma excelente dica, pois registra reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. 

Cuidados no WhatsApp

Nos primeiros meses de 2020, mais de 3 milhões de pessoas tiveram seus WhatsApps clonados em todo o país conforme levantamento da dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

Para garantir a segurança máxima do seu aplicativo, a COAR recomenda que você realize a verificação em duas etapas:

Abra seu WhatsApp e toque em Configurações (Android) ou Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Caso, você tenha caído no golpe do WhatsApp, envie um e-mail para support@whataspp.com com o assunto “Perdido/roubado/clonado: por favor, desative minha conta” e no corpo da mensagem escreva seu número de telefone, com código do país e DDD.

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Globo

Gazeta do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: