Neste período de pandemia, os jornais, emissoras de televisão e de rádio, além de portais, frequentemente, publicam matérias sobre golpes na internet. Milhares de usuários são vítimas de armadilhas arquitetadas por quadrilhas ou golpistas.
Leia mais: É GOLPE! Suposta mensagem do Banco do Brasil solicitando dados e senhas de clientes por SMS
É GOLPE: Mais um cadastro enganoso sobre Auxílio Gás
Desde quando foi fundada, a COAR já verificou e desmascarou dezenas de golpes. Os golpes mais comuns são: supostos programas do Governo Federal; vagas de emprego; mensagens de bancos; sorteios ou brindes, benefícios sociais etc. Links manipulados, falsos cadastros ou sites fraudulentos, os golpistas inovam quando o assunto é furtar dados pessoais ou bancários de usuários.
Diante de tantos casos de golpes, a COAR elencou algumas dicas essenciais para você não cair em golpes:
Nas redes sociais: Cuidado com as mensagens ou ofertas que recebe por meio de links enviados pelo Facebook ou WhatsApp, pois você pode ser direcionada a uma página fraudulenta. Desconfie sempre de promoções compartilhadas nas redes sociais e não clique em links recebidos por e-mail ou mensagem de texto. Consulte sempre as páginas oficiais de empresas ou de programas sociais do Governo Federal. Na dúvida, acesse sites de notícias de credibilidade.
Pesquise: Desconfie de perfis de marcas ou empresas desconhecidas que oferecem produtos pela internet, especialmente se estiverem com preço muito abaixo do mercado. O site Reclame Aqui é uma excelente dica, pois registra reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.
Cuidados no WhatsApp
Nos primeiros meses de 2020, mais de 3 milhões de pessoas tiveram seus WhatsApps clonados em todo o país conforme levantamento da dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.
Para garantir a segurança máxima do seu aplicativo, a COAR recomenda que você realize a verificação em duas etapas:
Abra seu WhatsApp e toque em Configurações (Android) ou Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.
Caso, você tenha caído no golpe do WhatsApp, envie um e-mail para support@whataspp.com com o assunto “Perdido/roubado/clonado: por favor, desative minha conta” e no corpo da mensagem escreva seu número de telefone, com código do país e DDD.
Escrito por: Kryssyno Oliveira e Marta Alencar
Referências da COAR: