#FALSA

Vacina mRNA contra a Covid-19 altera e causa danos irreversíveis ao DNA?

Um texto atribuído ao advogado e ambientalista norte-americano, Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do presidente John F. Kennedy, viralizou nas redes sociais. O conteúdo informa que as vacinas de mRNA mudariam o material genético das pessoas. No entanto, a COAR constatou que além da declaração ser falsa, ela não pertence de fato ao Kennedy Jr. e não encontrou a fonte oficial que teria feito tal afirmação.

A COAR elencou vários perfis e páginas que publicaram a mensagem contra a vacina (apresentação em slideshow). Diante da mensagem que informa sobre a manipulação de DNA por meio da vacina, a COAR esclarece que mRNA baseia-se na injeção de fragmentos de material genético de um vírus, ou seja, células humanas. Este processo cria proteínas virais que imitam o coronavírus, treinando o sistema imunitário para reconhecer a sua presença. Para esclarecer melhor sobre o assunto, a nossa equipe entrou em contato com o infectologista Carlos Henrique Nery Costa , que esclareceu que não há nenhuma menção sobre manipulação genética de qualquer vacina na literatura médica.

Não, a quimioterapia ela não é ineficaz. Existe algumas pesquisas que estão sendo realizadas com a retirada do carboidrato da redução de carboidratos na dieta para quem possui algum tipo de tumor, mas são pesquisa que não foram feitos em humanos ainda, então nós não temos bases científicas suficiente para fazer essa afirmação. Então quem faz quimioterapia não deve cortar o carboidrato, a pessoa deve manter uma alimentação completa e ter um bom acompanhamento nutricional que é essencial para as pessoas e a quimioterapia ela não perde a sua eficácia para quem consome esse macronutriente. Então não é não precisa se preocupar com isso, pois é apenas um boato.

Ativista e patrocinador de movimentos antivacinas nos Estados Unidos. O World Mercury Project, liderado por Kennedy, e uma organização com sede na Califórnia chamada Stop Mandatory Vaccination comprou 54% dos anúncios no Facebook para espalhar desinformação.


Outros sites de fact-checking já haviam esclarecido o assunto: Uol, Estadão, Lupa etc.

COAR alerta mais uma vez para que você desconfie de links incluídos em mensagens sobre ações ligadas a instituições, porém, não publicadas no site oficial da mesma.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Escrito por: Marta Alencar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: