Nos últimos dias, um vídeo apenas com a imagem da tela de conversas do WhatsApp juntamente com um áudio – de um homem não identificado – informa aos usuários, que não se deve tocar no novo ícone de privacidade do aplicativo de mensagens instantâneas, onde aparece “Toque para ler o novo aviso de Privacidade-Brasil”. Segundo o autor do vídeo, o ícone foi armado por golpistas que querem o aplicativo de quem o acessa.
Leia mais: FORA DE CONTEXTO: Áudio anunciando determinação judicial de bloqueio de WhatsApp por 48h
“Recebi agora esse ícone dizendo: Toque para ler o novo Aviso de Privacidade- Brasil. Se vocês receberem isso no telefone, não cliquem para ler. Se clicar, a pastinha vai clonar todos os seus dados, vai clonar seu telefone todinho. O que vocês devem fazer? Deixem o celular pelo menos dois minutos desligado ou fora dos serviços de dados. Se não sair essa pastinha cancelem o WhatssApp de vocês e instalem novamente”

A COAR averiguou que na realidade a notificação no aplicativo é verdadeira e que o boato compartilhado é falso. Trata-se do novo aviso de privacidade do WhatsApp aos usuários para informá-los sobre as últimas alterações no aplicativo. Essa nova notificação está sendo divulgada na página inicial do aplicativo no país desde agosto. O termo de privacidade foi alterado devido a nova Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (LGPD), que será efetivada no Brasil em maio de 2021 e objetiva a garantia de segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas.
Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.
Escrito por: Maria Luísa Araújo
Edição: Marta Alencar e Wanderson Camêlo
Referências da COAR: