EVENTO

Webinário “Desinformação no Nordeste: desafios e oportunidades para o jornalismo” tem Aula Inaugural com Carlos Eduardo Franciscato

Diante dos desertos de notícias que configuram a região Nordeste, a COAR (1º Projeto de Fact-checking no Piauí) juntamente com a ULEPICC-Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) promovem de 6 a 9 de outubro de 2020, o Webinário “Desinformação no Nordeste: desafios e oportunidades para o jornalismo”. O evento contará com a presença de pesquisadores renomados e entidades de fact-checking no país.

A Aula Inaugural será realizada no dia 6 de outubro, às 19h, na Plataforma Google Meet, e apresentada por Carlos Eduardo Franciscato, que é pós-doutor em Comunicação e professor titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Franciscato também é escritor e tem uma vasta experiência na área de comunicação com ênfase em teoria e ética do jornalismo.

O Webinário é totalmente gratuito e aberto para acadêmicos de comunicação, profissionais e pesquisadores. E contará com seis mesas temáticas: 1) O cenário do acesso à informação no Nordeste: desafios e oportunidades; 2) O que é desinformação? E o impacto das plataformas digitais digitais na cobertura jornalística de qualidade; 3) Regulando desinformação e fake news no Nordeste; 4) Os discursos de ódio e a desinformação; 5) Pesquisas acadêmicas sobre desinformação e 6) Fact-checking: ascensão na cobertura política do Nordeste.

O Webinário conta com vários palestrantes confirmados: Anderson Santos, presidente da Ulepicc-Brasil (Alagoas); Rodrigo Vieira, pós-doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal);  Cristiane Portela (Doutora em Comunicação e Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí); Juliana Fernandes Teixeira (Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea e Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí); Raquel Saraiva, Presidenta e fundadora do IP.rec (Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife); Carla Risso (professora de Comunicação da Universidade Federal da Bahia) e Helena Martins (Doutora em Comunicação e diretora da Ong Intervozes).

Além de Janaine Aires (doutora em Comunicação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Carlos Peres De Figueiredo Sobrinho (Doutor em Sociologia, Mestre em Comunicação e professor da Universidade Federal de Sergipe) e Heloísa Massaro (Mestranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e pesquisadora do InternetLab). Além de outros palestrantes que serão confirmados até a próxima segunda-feira (14).

Para os interessados, as inscrições poderão ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/7n87nyGbruBq9kRr5.

Escrito por: Marta Alencar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: