VERIFICAMOS

ELEIÇÃO: Pré-candidato Kleber Montezuma planeja implantar “kit Gay” nas escolas de Teresina?

Na corrida pelo pleito eleitoral, boatos, críticas, acusações e fake news são frequentes entre os candidatos. É por esse motivo que a COAR resolveu checar vídeos e textos que alertam sobre o pré-candidato a prefeito de Teresina, Kleber Montezuma (PSDB) querer implantar o “kit gay” nas unidades de ensino da capital. Um dos vídeos foi feito pelo publicitário Aluisio Rebelo Costa.

No vídeo, Aluisio alega que o parlamentar “é uma ameaça às famílias de bem da capital” e que Montezuma “tentou uma manobra quando era secretário de educação, mas por causa de pressões feitas por influentes segmentos das Igrejas não obteve êxito”. Além de chamá-lo de outros nomes pejorativos.

Publicado no perfil pessoal do publicitário


Não há provas que confirme o que foi dito pelo empresário. Todas as redes sociais do pré-candidato Montezuma foram checadas por nossa equipe. Instagram, Facebook e Twitter não têm publicações relacionadas a chamado “Kit Gay” ou algo parecido. O pré-candidato ainda não lançou plano de governo para Teresina, por isso não é possível saber quais são exatamente suas propostas futuras para as escolas municipais.

A COAR ainda fez outras análises, mas não encontrou nenhuma declaração feita por Montezuma sobre a implementação do dito programa, nem mesmo durante o período em que estava à frente da Secretária de Educação de Teresina (Semec). Ao verificar publicações e declarações do pré-candidato em 2019 e 2020, é possível observar que Kleber Montezuma fez especificações referentes à educação, mas não menciona implementação do “Kit Gay”.

Até o momento Kleber Montezuma não se posicionou sobre o ocorrido nas redes sociais.

Convém acrescentar que o site Carta Piauí fez uma matéria sobre a declaração do publicitário.

Kit Gay

Na verdade, o “kit gay” tem outro título, projeto Escola Sem Homofobia, produzido em 2011 por organizações de defesa da população LGBT em convênio com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação, à época sob gestão de Fernando Haddad. No entanto, o projeto Escola Sem Homofobia não chegou às escolas públicas brasileiras, tendo sido vetado pela então presidente Dilma Rousseff (PT) após pressão da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados, conforme apuração do Aos Fatos.

Esse kit era composto por um caderno, uma série de seis boletins, cartaz, cartas de apresentação para os gestores e educadores, além de três vídeos. Ele chegou a fazer parte do Programa Brasil sem Homofobia, porém não foi colocado em prática.

Contextualização

Em 2016, a Prefeitura de Teresina chegou a produzir um projeto voltado ao público LGBT+, mas por meio da Secretaria de Assistência Social. Na proposta do projeto, que não chegou a ser implementado, não consta o nome da Secretaria Municipal de Educação e nem do então gestor da pasta, Kleber Montezuma. O projeto foi intitulado “Plano Municipal de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT” e diz respeito à realização de projetos, campanhas, além do oferecimento de materiais a serem distribuídos em ambientes escolares para debater os assuntos que abarcam o público LGBT+. Confira o arquivo.

Perfil do publicitário

O empresário Aluisio Rebelo é ex-candidato a Deputado Estadual no Piauí pelo PROS- Partido Republicano  na coligação Piauí Acima de Tudo, em 2018. Nesse período obteve 1.308 votos totalizados (0,07% dos votos válidos), mas não foi eleito. O empresário que possui 4.791 seguidores no Facebook.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Escrito por: Naiane Feitosa, Maria Luísa Araújo e Marta Alencar

Edição: Marta Alencar

Colaboração: Kryssyno Oliveira

Referências da COAR:

Vídeo de Aluisio Rebelo Costa

Gazeta do Povo sobre candidato Aluísio Rebêlo

Congresso em Foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: