VERIFICAMOS

IMAGEM: Cargas de madeira empilhadas em caminhões são de ONG ligada ao MST?

A equipe da Coar recebeu imagem com informação destacando que o Exército Brasileiro apreendeu caminhões com madeiras no Pará e que o dono da carga é fundador de uma ONG, ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Pará, que trabalha com a preservação ambiental da Amazônia. A mesma fotografia vem sendo dissipada em grupos de WhatsApp, no Facebook e no Twitter, mas o conteúdo presente na descrição é falso.

Nossa equipe utilizou a técnica de pesquisa reversa (consulta de imagem através de um exemplo), mas não foi possível identificar a fonte da fotografia e nem qual o local onde a imagem foi capturada. Na informação não é destacado o nome do suposto dono da carga de madeira, o da ONG, muito menos a data em que aconteceu a apreensão da carga. No site do Exército Brasileiro não há matéria fazendo referência à captura recente de madeira no Pará.

Foto: reprodução/Twitter

Foi possível constatar ainda que a imagem vem sendo utilizada em um contexto diferente. No Twitter, o perfil de nome “Marcelo A de Souza” afirma que a madeira vista na fotografia teria como destino a Europa e que o Exército impediu a ação.

Foto: reprodução/Twitter

Também por meio de pesquisa reversa foi possível verificar que a mesma imagem, mas sem descrição, foi compartilhada em 2015 na página do Facebook “Humor Inteligente“.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Escrito por: Wanderson Camêlo

Referências da Coar:

Exército Brasileiro

Bing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: