IMPRECISA

Globo tem queda no ranking das marcas mais valiosas. COAMOS conteúdo desinformativo

Vários sites nacionais publicaram recentemente que as Organizações Globo tiveram queda em um ranking de marcas mais valiosas do mundo. Mas será que o conteúdo é realmente autêntico? Ou os portais não verificaram corretamente os dados sobre o ranking oficial?

Conteúdo divulgado na internet

As páginas replicaram conteúdos citando supostamente dados do IBope kantar  consolidados em reportagem no site Meio e Mensagem. Tais conteúdos abordavam que o Grupo Globo havia caído no ranking das marcas mais valiosas do mundo, inclusive apontando a terceira queda consecutiva do faturamento da organização;

Diante de tais informações, entramos em contato com a Kantar Ibope Media (integra a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria) que informou que o ranking “BrandZ Top 50 Marcas Latino Americanas Mais Valiosas 2020” citam apenas países da América Latina, porém a avaliação é realizada por meio de algumas regras. Dentre elas, a empresa precisa ter capital aberto, ser exclusivamente brasileira ou com operação predominantemente no país em estudo.  Assim, a publicação (citada acima) apresenta dados imprecisos sobre o ranking do Kantar Ibope Media.

Entre as 60 marcas mais valiosas do Brasil citadas no ranking, as Organizações Globo ocupavam o 5º Lugar em 2019. Em 2020, as Organizações Globo caíram uma posição.

Ranking do Kantar Ibope Media (2019)

Neste ano, a Rede Globo ocupa a 6º posição (Tabela abaixo), registrando uma queda de 9% em relação ao seu valor de mercado obtido no ano passado. Além disso, a COAR ressalta que não é verdade que o ranking apresentado no título da postagem seja internacional. Dentro do ranking da América Latina, cita apenas as 60 marcas mais valiosas de cada país. Assim, os sites que replicaram o conteúdo, não explicaram corretamente os dados divulgados pelos Kantar no site Meio e Mensagem.

Ranking do Kantar Ibope Media (2020)

No site da Forbes, há a lista das 100 marcas mais valiosas do mundo, porém apenas dois canais de televisão aparecem ocupando a categoria de meios de comunicação, que são a FOX e ESPN.

Além disso, a COAR elenca os portais que citaram informações imprecisas sobre o assunto: 

  • Studiovideomax
  • Tribuna de ituvereva
  • Pleno News 
  • Terra Brasil Notícias 
  • Portal tucuma 

Escrito por: Danilo Kelvin 

Edição: Marta Alencar

Referências da COAR:

Meio e Mensagem

Forbes 

Dados obtidos pelo Ibope Kantar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: