COAMOS

Alerta sobre golpes envolvendo multas é verdadeiro?

Texto informativo com a marca do Departamento de Trânsito no Rio de Janeiro (Detran-RJ), sobre um suposto golpe envolvendo a aplicação de multas voltou a ser divulgado novamente na internet. O conteúdo vem em formato de alerta e ainda é solicitado a divulgação do texto.

A equipe da COAR se deparou com uma imagem exibindo o texto sendo compartilhada por um perfil no Facebook. O internauta (de Teresina), na legenda, escreve “Fique de olho”.

Foto: reprodução/Facebook

Realmente é necessário ficar atento, porque o conteúdo é falso e circula, pelo menos, desde 2009. A escrita chama atenção de cara. A mensagem é carregada de erros, principalmente no que se refere à pontuação e também à formatação.

Foto: Reprodução/Facebook

Matéria noticiada pelo portal O Tempo no dia 4 de setembro deste ano informa que a mesma mensagem foi usada para passar a ideia de que o golpe inventado estava ocorrendo em Minas Gerais.

Foto: Reprodução

A COAR ainda constatou que centenas de usuários no Facebook divulgaram o conteúdo acreditando ser um golpe.

Usuários compartilham o conteúdo

Em matéria divulgada no portal Correio Braziliense, já fevereiro de 2019, o órgão já negava a autoria do comunicado. A assessoria de comunicação do Detran-RJ nos enviou a seguinte nota:

A informação é falsa e o conteúdo da mensagem não foi divulgado pelo Detran-RJ.

Alguns sites e mensagens por WhatsApp têm utilizado o nome e a identidade visual do Detran.RJ para divulgar notícias falsas e o departamento pede a ajuda da população para que encaminhem denúncias para a nossa ouvidoria ( http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=ouvidoria_email ) para que a corregedoria possa investigar.

Pedimos que só confiem nas informações contidas no site do órgão (www.detran.rj.gov.br), nas redes sociais oficiais do departamento ou no Código de Trânsito Brasileiro.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Escrito por: Wanderson Camêlo e Marta Alencar

Referências da COAR:

Correio Braziliense

Portal O Tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: