O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Abreu (PL), que possui um sítio no município de José de Freitas, teve um vídeo circulando nas redes sociais envolvendo seu nome. O vídeo também vem sendo divulgado com um texto:
187 mil reais!
O milionário que não herdou e não ganhou trabalhando.Comprador: “Deputado federal Fábio Abreu”.
O vídeo original faz parte de uma live com o título 1º Leilão Live Haras MW, promovido pela empresa Agreste Leilões. A live divulgada no domingo (25), inclusive contou com apresentação do cantor Mano Walter e convidados especiais. O cavalo vendido durante a live é uma fêmea do Lote 017 HFJ BIBI FIT, do vendedor Haras MW. A partir de 2h 54, o leitor da COAR pode ouvir claramente, a seguinte informação (não editada):
“Agradecendo os lance aqui, Deputada Janiê Mota, parque áreas Gabriel Mota, Itabaianinha (Sergipe), meu amigo Felipe Mota. Lançando também meu amigo Cachadina… assessoria do bitoca. Lançando também meu amigo André Alves e Alexandre Tomazeti. Lançando também conosco, Cícero do Zé limiar e Dom Grill…. O portuga! Foi com indicação do meu amigo Gustavo do Rancho G2, ele que vai vender dois animais dia 30 de novembro no nosso Leilão no Piauí, né. Vem uma Hollencheck diferente ai! Comprador foi o Deputado Federal Fabio Abreu , José de Freitas (Piauí). Obrigado, grande compra!”
No entanto, um dos locutores fez a correção de quem de fato comprou o cavalo: “O comprador do Lote 17 foi o meu amigo Gustavo do Rancho G2 de Teresina, Piauí” – A declaração é feita em 3h12. O cavalo foi vendido por 2 +34 parcelas de R$ 5.200, contabilizando R$ 187. 200, conforme consta no vídeo, depois de mencionado o último lance a partir de 2h54.

Em coletiva de imprensa concedida nesta segunda-feira (27) e divulgada no Portal Teresina Diário, o candidato Fábio Abreu desmente que fez a compra do cavalo e ressaltou que a divulgação do vídeo não passou de fake news.
“Primeiro, eu não tenho esse recurso disponível. E segundo, estou focado na campanha e não tenho tempo para acompanhar leilões. Peço que a imprensa divulgue e desminta essa fake news. Estou disponível para mostrar meu celular e se tem alguma comunicação minha com quer que seja do leilão”, declarou Fábio Abreu.
A COAR entrou em contato com a assessoria da empresa Agreste Leilões, que informou apenas: “Primeiro, o evento é particular (embora a live foi ao vivo – conforme anexada nesta verificação), entendeu? E não temos obrigação de passar informação de cliente nenhum. Se vocês estão formulando a hipótese do que é verdade ou mentira, vocês VÃO ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS de resolver diretamente com a pessoa.”
A assessoria da empresa informou que o evento era “particular”, no entanto constatamos que o evento foi aberto e transmitido ao vivo pelo canal no Youtube.
Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR: