Parecem apenas brincadeiras, sejam memes, figuras ou vídeos, as sátiras e paródias políticas direcionadas aos candidatos a Prefeitura de Teresina, se tornaram protagonistas da eleição municipal. A maior preocupação da COAR e assim como de todas as iniciativas de fact-checking é alertar os usuários que acreditam em algumas dessas inúmeras sátiras e paródias com narrativas desinformativas.
Conforme os pesquisadores Claire Wardle e Hossein Derakhshan alertam que sátiras e paródias mesmo não tendo nenhuma intenção de causar danos, elas têm potencial para enganar. A razão pela qual a sátira é uma ferramenta tão poderosa na desordem informacional é que muitas vezes as primeiras pessoas a vê-la entendem-na como tal. Porém, à medida que é compartilhada novamente, mais pessoas perdem a conexão com a mensagem original e não conseguem entendê-la como sátira.
Embora algumas das sátiras de Teresina tenham certo teor de veracidade, constatamos entre centenas que monitoramos diariamente nas redes sociais, que elas são também grandes ferramentas para denegrir a imagem de adversários políticos e partidos, inclusive a maioria é abordada com “humor bastante ácido”. Confira algumas das sátiras que constatamos na internet:
Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.
Escrito por: Marta Alencar