COAMOS

Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro?

O Papa Francisco constantemente tem seu nome utilizado por grupos políticos extremistas ou grupos religiosos que espalham boatos, medo, confusão, além de opiniões homofóbicas e antissemitas. Recentemente a COAR checou uma publicação polêmica de um usuário do Rio de Janeiro, que afirmava que o Papa Francisco fez recentemente declarações polêmicas, uma delas é: “A morte de Jesus na cruz foi o fracasso de Deus.” Um leitor da COAR enviou uma mensagem que vem sendo compartilhada em grupos de WhatsApp sobre o Pontífice. A COAR conseguiu identificar que o mesmo conteúdo é divulgado de diversas maneiras e em vários canais. Confira abaixo alguns que identificamos:

Leia mais: Papa Francisco: “A morte de Jesus na cruz foi o fracasso de Deus”? “Casais gays têm direito a união civil”? VERIFICAMOS postagem

pope-francis
Papa Francisco é constantemente alvo de fake news

O texto divulgado nas redes sociais é acompanhado de um link de um site espanhol chamado There is news. O site tem como slogan: “O site não é real, é apenas diversão” (Not real, but is so funny). O site é satírico e de humor cujo objetivo é o entretenimento. Ou seja, qualquer conteúdo nele não corresponde à realidade. A publicação da matéria sátira que tem o título: “Papa Francisco cancela a Bíblia e se propõe a criar um novo livro” não é verdadeira e não passa de publicação de conteúdo com humor ácido. E infelizmente, muitos usuários estão acreditando no conteúdo e compartilhando a mensagem sem verificar sua autencidade. A COAR ressalta: o Papa Francisco não cancelou a Bíblia e nem propôs a criação de um novo livro.

Uma página no Facebook intitulada “Antisistema” seguida por mais de 87 mil usuários e outra divulgada pelo mesmo usuário chamada Última Hora com mais de meio milhão de seguidores (também possui um canal no Youtube com o mesmo nome), divulgaram um vídeo, com matérias falsas e jornalísticas, mas com interpretações duvidosas. O usuário que aparece no vídeo declara: “Da mesma forma que João Batista preparou o terreno pro Mashiach (Jesus). O falso profeta está preparando o caminho para o anticristo. O Papa Francisco está unindo as religiões para o Anticristo… Nunca aconteceu na história da humanidade um padre ser jesuíta.”

Um dos conteúdos divulgados no vídeo informa que o Papa Francisco é jesuíta. A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Atualmente, cerca de 16 mil jesuítas atuam em torno de 100 países dos cinco continentes. Além disso, a Companhia tem um de seus representantes no comando da Igreja Católica, o papa Francisco.

No vídeo, uma das matérias citadas é da Isto É de 23 de março, que informa que o Papa Francisco, durante uma missa na Casa Santa Marta, no Vaticano, que é preciso quase “ameaçar” Deus durante as orações.   No entanto a declaração do Papa citada na matéria foi distorcida por grupos extremistas e religosos, porque o Pontífice reforçou o seguinte: “É preciso rezar com fé, perseverança e coragem, quase – não quero dizer uma heresia – ‘ameaçando’ o Senhor”, disse, pedindo que os fiéis não repitam as preces como “papagaios”. E ainda acrescentou: “Nestes dias, é necessário orar ainda mais”. A declaração do Papa é uma metáfora sobre perseverar em oração.

Reportagem da BBC Brasil de 26 de março de 2017 destaca que o papa Francisco cada vez mais vem sendo alvo de oposição, principalmente em três âmbitos: teológico, institucional e político. Desde quando eleito em março de 2013, após escândalos que abalaram a imagem do Vaticano, o papa vem se tornou alvo de grupos radicais, após declarações de impacto que polarizam opiniões dentro e fora do mundo católico. A mais recente foi quando o papa Francisco declarou que casais homoafetivos devem ser protegidos por leis de união civil.

Página de humor satírico publica notícia que repercutiu em redes sociais como verdadeira, mas não procede e foi totalmente inventada.

Além disso, outros sites de verificação já fizeram a verificação do conteúdo: Boatos, Lupa, E-Farsas, entre outros.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Isto É

BBC Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: