A cobertura das eleições norte-americanas está gerando memes e sátiras, principalmente desinformativos. Um deles foi um vídeo em que Guga Chacra, jornalista da Globo News, chora ao vivo. A gravação é de participação no programa Manhattan Connection de março deste ano. O vídeo usado fora de contexto nas redes sociais é referente a um episódio em que Guga comentava as previsões sobre os impactos do novo coronavírus. No Twitter e em outras redes sociais, utilizaram a imagem manipulada do jornalista para afirmarem que o choro era uma reação a uma possível reeleição de Donald Trump nas eleições americanas. O Estadão Verifica foi um dos primeiros a desmentir e classificar o vídeo como fora de contexto.
Apoiadores de Donald Trump no Brasil continuam usando imagens desde ontem (4) do comentarista da GloboNews emocionado em coberturas anteriores para insinuar que o jornalista teria ficado triste com a vitória do presidente americano em estados onde Joe Biden poderia ser competitivo, como a Flórida e o Texas.

Ainda ontem (4), o jornalista Guga Chacra declarou que vai processar quem tirou cenas suas de contexto para informar que ele ficou emocionado com a apuração dos votos das eleições americanas.
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR: