ENGANOSA FALSA

COAMOS: Prefeitura abre inscrições para Programa Auxílio Natalino 2020? Famílias cadastradas receberão 1ª Parcela de R$125 imediatamente?

Mais um cadastro sobre um suposto programa social é divulgado na internet. Desta vez, uma mensagem circula em grupos de WhatsApp informando o seguinte:

A informação é falsa e enganosa

A COAR recebeu de leitores a mensagem acima e checou para conferir se era autêntica e de alguma Prefeitura. Após a checagem, a COAR informa que nenhuma Prefeitura está com Programa Auxílio Natalino e no valor de R$ 125. O link utilizado na mensagem é enganoso e feito por golpistas para furtar dados pessoais e bancários de quem o acessa. Na página principal do suposto auxílio natalino há também o símbolo do Ministério da Cidadania, com a marca do governo federal. Há ainda a informação de que o programa é da “prefeitura municipal em parceria com entidades privadas, Ministério da Cidadania, governo federal e estadual”. Antes do preenchimento da ficha cadastral, há a informação de que o auxílio será pago imediatamente. 

Além disso, a COAR alerta para que nenhum leitor preencha seus dados em qualquer tipo de mensagem por aplicativo sem antes consultar a veracidade do contexto. Em caso de qualquer dúvida procure os órgãos oficiais da Prefeitura de onde você reside. Caso tenha preenchido o cadastro e se sinta lesado deve procurar a Delegacia de Polícia para registro de queixa e formalização de Boletim de Ocorrência.

Leia mais em: COAMOS BOATO: Cadastro de cestas básicas e vale alimentação por prefeituras municipais

A mensagem falsa vem sendo desmentida por várias Prefeituras: Prefeitura de Sorocaba (SP); Prefeitura de Taboão da Serra (SP); São Carlos (SP); Prefeitura de Corumbá (MS); Prefeitura de Bebedouro (SP); Prefeitura de Taubaté (SP); Prefeitura de Caraguatatuba (SP); Prefeitura de Blumenau (SC); Prefeitura de Jundiaí (SP) e Prefeituras de São José e Jacareí (SP).

O site Estado de Minas Gerais informou que algumas cidades mineiras, principalmente moradores de Betim e Igarapé, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), receberam o viral.

A COAR alerta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Escrito por: Marta Alencar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: