CÂNCER: Nutricionista esclarece boatos e verdades sobre alimentos que previnem a doença

Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Quadro “Saúde sem Desinformação”, a nutricionista e mestranda do Programa de Pós-graduação de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Rafaela Pereira, esclarece alguns boatos e verdades sobre alimentos, que evitam ou amenizam os sintomas do câncer.

MAÇÃ EVITA O CÂNCER DE PULMÃO?

Nutricionista – Não 100%, mas sim. A maçã é rica em vários nutrientes fitoquímicos com propriedade antioxidante, ou seja, irá auxiliar na prevenção de futuras alterações em nossas células, incluindo qualquer câncer. No caso específico de câncer de pulmão foi observado em testes com camundongos, que utilizando uma substância isolada que se tem na maçã, juntamente com determinado tipo de medicamento utilizado na quimioterapia, há ótimos resultados, fazendo assim que futuramente possamos usar essa substância extraída de um alimento natural, que auxilie no tratamento e redução do tumor maligno no pulmão.


TOMATE PREVINE CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Nutricionista – Também não. O tomate in natura assim como outras frutas apresenta suas propriedades benéficas que auxiliam no bom funcionamento de nosso organismo, porém poucos estudos foram realizados para que se tenha tal comprovação. Inclusive, analisando estudos já feitos nos últimos anos, alguns demostraram viés nos resultados e outros concluíram que a taxa de prevenção é muito pequena.


GENGIBRE CURA QUALQUER TIPO DE CÂNCER?
Nutricionista – Não. Há pouquíssimos estudos nessa área, e nenhum chega a ser conclusivo para esse tipo de afirmação. Já foi realizado em laboratório alguns testes, porém mesmo com uma quantidade muito elevada não se teve a cura, no máximo irá auxiliar na sensação de fraqueza do paciente que passa pelo tratamento. É importante lembrar que não se deve fazer uso sem antes consultar a equipe oncológica, responsável pelo tratamento, pois o gengibre pode interagir com alguns tipos de medicamentos e até mesmo piorar o quadro do paciente.


VEGETAIS VERDES PROTEGEM CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO?
Nutricionista – Sim, eles têm a capacidade de auxiliar em parte na prevenção. Vegetais são riquíssimos em antioxidantes, que já falei anteriormente um pouco sobre a importância. O mais eficaz será o consumo diversificado, ou seja, um misto de cores de verduras e frutas. Desse modo terá uma maior biodisponibilidade de vários nutrientes que auxiliam na prevenção do câncer, não só de intestino como todos os outros.

Ressalto então a importância de uma boa alimentação, aquela o mais diversificada possível, e além do consumo de alimentos naturais, é de extrema necessidade ter um hábito de vida saudável por completo, incluindo prática de atividade física, consumo adequado de água, exposição correta a luz solar, dentre outros fatores que podem interferir nesse processo de prevenção de doenças malignas.

Ana Rafaela Pereira, nutricionista e mestranda da UFPI

Escrito por: Marta Alencar

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s