COAMOS

WhatsApp: Como torná-lo seguro contra fraudes e golpes? COAR traz dicas conforme solicitação de leitores

Frequentemente leitores da COAR relatam que acessaram conteúdos falsos, como cadastros e links enganosos. Diante disso, a maioria deles solicita dicas e recomendações para prevenir golpes e roubos de conta. O primeiro passo para garantir segurança ao seu WhatsApp é ativar o recurso de confirmação em duas etapas, um código de seis dígitos que você mesmo escolhe.

Em smartphones com o sistema operacional Android, basta abrir o WhatsApp, clicar no símbolo dos três pontinhos, no canto superior direito da tela, ir para Configurações, tocar em Conta, Verificação em Duas Etapas e Ativar. Depois de definir o código de 6 números, basta informar o e-mail e pronto.

Conteúdo publicado no site Folha de São Paulo

Como não cair em golpes?

Entre as recomendações contra golpes estão nunca compartilhar com terceiros o código de ativação do WhatsApp, aquele que chega por SMS, ativar a confirmação em duas etapas e não informar os seis números para ninguém, não instalar apps de terceiros ou compartilhar dados a pedido de outras pessoas pelo WhatsApp e ainda desconfiar de ligações de empresas que usam uma linguagem muito informal.

Conteúdo publicado no site Folha de São Paulo

Conta roubada

A primeira coisa a fazer é tentar recuperar a conta por meio do seu próprio celular. Para isso, reinstale o WhatsApp, insira o número do seu celular e siga os passos na tela. Assim que você se conectar ao app em seu aparelho, quem estiver logado com seu número será desconectado imediatamente.

COAR alerta para que nenhum leitor preencha seus dados em qualquer tipo de mensagem por aplicativo sem antes consultar a veracidade do mesmo. Caso tenha preenchido o cadastro e se sinta lesado deve procurar a Delegacia de Polícia para registro de queixa e formalização de Boletim de Ocorrência.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

Estúdio Folha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: