Desde o início da pandemia, o volume de desinformações sobre supostas vagas de emprego mais que triplicou. Criadas por golpistas, as vagas, geralmente, envolvem nomes de grandes grupos empresariais, como a Coca-Cola. Recentemente, a COAR checou vários conteúdos com vagas falsas: Americanas oferta 2.600 vagas de trabalho no período do Natal e Ano novo?; JBS Alimentos disponibiliza 1.400 vagas de emprego?; AMBEV está contratando 1.800 trabalhadores?. O mais recente informa que a Coca-Cola está contratando trabalhadores para vagas temporárias no período do Natal e Ano Novo.

O primeiro ponto é que a mensagem é praticamente idêntica a outras que a COAR já checou (conforme citado no primeiro parágrafo), além disso o link citado na mensagem compartilhada em grupos de WhatsApp não é o mesmo indicado pela Coca-Cola no recebimento de currículos. Na seção #ÉBoato, a empresa informa que sua política de recrutamento é feita por processos próprios, disponíveis no site oficial da empresa, na seção Carreiras. Basta clicar aqui para obter as informações corretas. Todo e qualquer outro meio de divulgação (mídia social, sites etc.) não é oficial e, portanto, falso.
Segundo ponto é que não há qualquer divulgação de 2.100 vagas temporárias no site oficial da Coca-Cola. Outro ponto que a COAR destaca é que não é a primeira vez que a Coca-Cola tem o nome envolvido em boatos e informações falsas sejam referentes a vagas de empregos ou promoções.
Uma informação falsa de que a Coca-Cola estaria dando geladeiras, TV´s ou outros prêmios para quem compartilhasse publicação também foi divulgada recentemente.

Convém acrescentar que em 2017, o site Boatos já havia desmentindo um conteúdo de que a Coca-Cola contrataria 95 motoristas.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR:
Eu sou jovem aprendiz eu preciso
CurtirCurtir
Marcos Antônio, as vagas da Coca Cola estão disponíveis no link da nossa matéria. Cuidado com fake news!
CurtirCurtir