Prefeitura de Teresina está realizando cadastro do Programa Vale Gás por SMS?

Novamente há a divulgação do suposto Programa Vale Gás, mas dessa vez não por WhatsApp. Os golpistas foram mais audaciosos e estão enviando por SMS aos teresinenses e informando que o cadastro do suposto programa é por meio da Prefeitura de Teresina, o que não é verdade. A informação foi enviada por um leitor da COAR. Além desse conteúdo, a COAR já havia verificado anteriormente, outros semelhantes, que recebiam o mesmo nome de Vale Gás. Assim como os outros, este conteúdo também é enganoso.

Mensagem falsa

Leia mais: Programa Vale Gás entrega benefício de R$ 70 a R$ 210 para quem realizar cadastro? Verificamos conteúdo na internet

Primeiramente, a COAR entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresina, que informou que não existe tal programa. Em seguida, a COAR averiguou as informações a respeito do suposto programa no site do Ministério da Cidadania. Não há nenhuma informação no site oficial, inclusive o órgão já havia desmentido no mês de maio, boatos sobre o programa em sua página no Facebook. A COAR também alerta que conteúdos com títulos apelativos como “Informação Urgente” geralmente são criados por golpistas ou hackers, evite clicar em links com títulos assim enviados por essas supostas mensagens.

A COAR ressalta que o Programa Vale Gás já existiu no Brasil, mas foi incorporado ao Bolsa Família em 2003. O único programa que atualmente está dando um auxílio relacionado a gás de cozinha é o Vale Gás Social do estado do Ceará. Ele foi criado durante a pandemia do Covid-19 para ajudar as famílias mais carentes do estado. No entanto, o programa do Ceará distribui o auxílio sem necessitar que os cearenses beneficiados se inscrevam em um site específico.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Ministério da Cidadania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s