A ivermectina é um medicamento barato para uso veterinário e humano, usado contra parasitas, como sarna, oncocercose e piolhos. Mesmo com tais informações, existem muitas publicações compartilhadas em redes sociais que indicam a ivermectina como um tratamento útil contra a covid-19. Até agora, porém, sua eficácia não foi comprovada.
A matéria falsa e sem qualquer fundamento científico “IVERMECTINA MAIS EFICAZ QUE VACINAS: Médicos europeus pedem uso urgente contra a Covid” foi escrita por Fábio Allves, criador do site de extrema-direita, Coletividade Evolutiva e compartilhada milhares de vezes por usuários nas redes sociais.
A COAR alerta que a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (ABM) já emitiram nota no início deste ano, reforçando que não existe “tratamento precoce” contra o coronavírus. No texto, as entidades também afirmam que “a desinformação dos negacionistas” piora a “devastadora situação da pandemia em nosso País”.
“As melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no ‘tratamento precoce’ para a covid-19 até o presente momento”, diz a nota.
Convém lembrar que várias informações desinformativas sobre Covid-19 já apontaram que a ivermectina reduziria mortes por Covid em até 75%. O que não é verdade. Agências e sites de fact-checking já haviam checado tais desinformações, como a Lupa, Estadão Verifica, Boatos, Uol, e tantos outros.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR:
[…] Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui. […]
CurtirCurtir