No momento em que o país inteiro está devastado com a morte da cantora Marília Mendonça, de 26 anos, e mais quatro pessoas na tarde desta sexta-feira (5) após a queda de um avião de pequeno porte perto de uma cachoeira na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais, um suposto vídeo da queda do avião é divulgado por alguns sites de notícias e nas redes sociais, inclusive no WhatApp e TikTok.
No entanto, a COAR fez uma busca reversa das imagens, verificou e analisou que as imagens não representam o momento da queda do avião. As imagens divulgadas em massa, principalmente em grupos de WhatsApp, são referentes há um acidente de 2012, em Jundiaí, no interior de São Paulo.
O Fato ou Fake já havia apurado essa informação e outra que tratava sobre um áudio mentiroso que circula nas redes sociais, que supostamente revelaria as últimas palavras de piloto do avião da cantora. O que não é verdade. A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso email coarnews@gmail.com ou pelo Instagram (@coarnoticias).
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR: