Vídeo viral que mostra trem ligando Pará ao Maranhão não foi entregue no governo Bolsonaro

Um vídeo viral nas redes sociais que exibe um trem ligando o Pará ao Maranhão não foi entregue pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). As publicações são ilustradas por um vídeo de um veículo andando lentamente sobre trilhos enquanto se ouve o som de buzinas. Na verdade, a ferrovia no Pará existe há mais de 30 anos e foi oficialmente inaugurada em 28 de fevereiro de 1985, iniciando-se imediatamente o transporte de minérios de ferro e de manganês para exportação conforme informações coletadas no site da Vale. A gravação viralizada mostra, na verdade, a inauguração de uma estação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) Parnamirim (RN), no dia 30 de março deste ano

Por que o vídeo viral é mentiroso?

O primeiro ponto que checamos das imagens do vídeo em questão foi com ajuda de ferramentas como Bing Imagens e InVID Verification, além de busca reversa no Google e reportagens sobre o assunto. A partir de imagens analisadas no Youtube constatamos detalhes que provam que o vídeo viral corresponde a inauguração de uma estação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) Parnamirim (RN), no dia 30 de março deste ano.

A primeira imagem é do vídeo viral que mostra apenas a lateral do trem. E a segunda imagem é exibida em uma reportagem da TV Brasil com o título “Inauguração da Estação Cajupiranga do Sistema dos Trens Urbanos de Natal”, de 31 de março de 2022. Analisando as duas imagens é possível observar que o presidente Jair Bolsonaro, além de usar as mesmas roupas, utiliza acessórios idênticos, além de pessoas em comum e com as mesmas vestimentas nas duas imagens. O que comprova, mais uma vez, que o vídeo viral mente ao dizer que o presidente entregou um trem ligando o Pará ao Maranhão.

Outro vídeo viral usa indevidamente as imagens de uma digital influencer chamada Hannah Azevedo, que é paraense, para mostrar enganosamente que a jovem supostamente exibiria as imagens do que seria um trem lançado por Bolsonaro no Pará. O que não é verdade. O trem de passageiros do Pará é operado pela Vale. Há uma reportagem da TV Assembleia, que prova que a Vale inaugurou um novo trem na Estrada de Ferro Carajás, em 2015. Inclusive a digital influencer paraense exibe imagens desse trem lançado pela Vale. E o próprio perfil oficial da Vale agradeceu a jovem por ter viajado no trem operado pela empresa no perfil da jovem no instagram.

Conforme informações do site da Vale, a ferrovia Carajás tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Matéria escrita por Marta Alencar

Referências:

Vale

TV Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s